Limpeza Circuito de Refrigeração Corsa TD 1.5
4 participantes
Clube Corsa Portugal :: Área Técnica :: Mecânica :: Corsa B
Página 1 de 1
Limpeza Circuito de Refrigeração Corsa TD 1.5
Boa tarde pessoal.
Queria fazer a limpeza do circuito de refrigeração do meu corsa, uma vez que a água está a ficar escura..
Procurei na net e encontrei uns videos que explicam e demonstram como fazer para vários carros (deu pra perceber o processo..) mas para corsas o que encontrei foi um Corsa C, que pelo que percebi tem um tubo no lado esquerdo, em baixo, que serve para sangrar a água durante o processo, não sendo necessário remover o para-choques.
No entanto no corsa B, não encontrei esse tubo (azelhice talvez.. ainda estou a aprender algumas coisas [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]) e disseram-me que nesse modelo para sangrar a água temos de mexer na bomba de água....
Alguém me consegue ajudar a orientar isto, indicar como fazer ou um vídeo/Tutorial de corsa B que explique como fazer para limpar o circuito?
Obrigado. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Queria fazer a limpeza do circuito de refrigeração do meu corsa, uma vez que a água está a ficar escura..
Procurei na net e encontrei uns videos que explicam e demonstram como fazer para vários carros (deu pra perceber o processo..) mas para corsas o que encontrei foi um Corsa C, que pelo que percebi tem um tubo no lado esquerdo, em baixo, que serve para sangrar a água durante o processo, não sendo necessário remover o para-choques.
No entanto no corsa B, não encontrei esse tubo (azelhice talvez.. ainda estou a aprender algumas coisas [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]) e disseram-me que nesse modelo para sangrar a água temos de mexer na bomba de água....
Alguém me consegue ajudar a orientar isto, indicar como fazer ou um vídeo/Tutorial de corsa B que explique como fazer para limpar o circuito?
Obrigado. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
sfbramos- Iniciante
- Mensagens : 4
Data de inscrição : 02/08/2014
Re: Limpeza Circuito de Refrigeração Corsa TD 1.5
Eu fiz no meu da seguinte maneira: drenei o sistema pela mangueira de baixo do radiador (é acessível com o carro levantado ou ate por cima se tirares o tubo da admiçao para ganhares espaço) depois voltei a encher com agua e um limpa radiadores, pôs o carro a trabalhar durante meia hora (ate podes ir dar uma volta).
voltei a drenar tudo. voltei a por agua dei mais uma volta e drenei, fiz isto duas vezes para não ficar com resíduos do produto de limpeza, e pronto voltei a por agua destilada e anticongelante numa mistura de 50/50. E ate agora nada de ferrugem.
Antes de fazeres isto tudo se o teu reservatório de agua estiver como o meu (tinha tipo terra no fundo) tira-o e lava-o bem. Eu lavei o meu com agua detergente e areia. só tens de ter o cuidado de não ficar areia nenhuma no reservatório quando o montares.
Eu fiz assim e confesso que dá trabalho e molhas o chão todo.
a outra maneira também pensei em fazer é: tiras a mangueira que liga por baixo do reservatório e ligas a uma mangueira de jardim, depois tens outras duas mangueiras ligadas ao reservatório (vaso de expansão) uma delas vem do radiador, a essa ligas uma mangueira para deitar fora a agua.
depois o processo será por o motor a funcionar e abrir a torneira de jardim com pouca força e deixar estar ate a agua sair limpa.
Não fiz isto por dois motivos, não gosto da ideia de por agua fria no circuito, segundo o tubo de saída é na parte de cima do radiador o que não facilita a saída de sujeira que por-lá esteja.
Espero ter ajudado, tiveres duvidas eu ponho aqui fotos dos tubos e mangueiras em questão.
De resto tenho a dizer que não sou mecânico estudo só engenharia mecânica (sei quase nada sobre quase tudo). o que quer dizer que posso ter feito coisas mal e há de haver por aqui malta mais entendida nisto que eu.
Há já me esquecia, puta que pariu as abraçadeiras do tubo do radiador, (o mais grosso na parte de baixo) são abraçadeiras de mola ou seja quando são grandes a ferramenta é limitada e estão em sítios com pouco espaço, são só uma treta (porque também não vedam). Se poderes troca por abraçadeiras de parafuso é mais fácil de por e tirar e vedam melhor. Desculpa a linguagem
cumprimentos
voltei a drenar tudo. voltei a por agua dei mais uma volta e drenei, fiz isto duas vezes para não ficar com resíduos do produto de limpeza, e pronto voltei a por agua destilada e anticongelante numa mistura de 50/50. E ate agora nada de ferrugem.
Antes de fazeres isto tudo se o teu reservatório de agua estiver como o meu (tinha tipo terra no fundo) tira-o e lava-o bem. Eu lavei o meu com agua detergente e areia. só tens de ter o cuidado de não ficar areia nenhuma no reservatório quando o montares.
Eu fiz assim e confesso que dá trabalho e molhas o chão todo.
a outra maneira também pensei em fazer é: tiras a mangueira que liga por baixo do reservatório e ligas a uma mangueira de jardim, depois tens outras duas mangueiras ligadas ao reservatório (vaso de expansão) uma delas vem do radiador, a essa ligas uma mangueira para deitar fora a agua.
depois o processo será por o motor a funcionar e abrir a torneira de jardim com pouca força e deixar estar ate a agua sair limpa.
Não fiz isto por dois motivos, não gosto da ideia de por agua fria no circuito, segundo o tubo de saída é na parte de cima do radiador o que não facilita a saída de sujeira que por-lá esteja.
Espero ter ajudado, tiveres duvidas eu ponho aqui fotos dos tubos e mangueiras em questão.
De resto tenho a dizer que não sou mecânico estudo só engenharia mecânica (sei quase nada sobre quase tudo). o que quer dizer que posso ter feito coisas mal e há de haver por aqui malta mais entendida nisto que eu.
Há já me esquecia, puta que pariu as abraçadeiras do tubo do radiador, (o mais grosso na parte de baixo) são abraçadeiras de mola ou seja quando são grandes a ferramenta é limitada e estão em sítios com pouco espaço, são só uma treta (porque também não vedam). Se poderes troca por abraçadeiras de parafuso é mais fácil de por e tirar e vedam melhor. Desculpa a linguagem
cumprimentos
Daniel 1.5DS- Amador
- Mensagens : 231
Data de inscrição : 21/09/2014
Localização : Coimbra
Re: Limpeza Circuito de Refrigeração Corsa TD 1.5
Muito obrigado.
Afinal pode-se fazer sem mexer na bomba de àgua .
É isso que quero fazer mas como disse não encontrei o tubo do radiador
Podes, por favor, meter aqui fotos desses componentes que referiste?
Obrigado.
Afinal pode-se fazer sem mexer na bomba de àgua .
É isso que quero fazer mas como disse não encontrei o tubo do radiador
Podes, por favor, meter aqui fotos desses componentes que referiste?
Obrigado.
sfbramos- Iniciante
- Mensagens : 4
Data de inscrição : 02/08/2014
Re: Limpeza Circuito de Refrigeração Corsa TD 1.5
Boas
espero que de para entender as fotos é complicado tirar fotos decentes nestes sitios
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
esta e visto de cima o tubo é esse grosso ao pé do alternador.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
visto por baixo do carro, isto fica do lado do pendura mesmo ao pe do altrenador e como vez é mais facil de aceder por baixo.
Foi por aqui que drenei o sistema!
os outros sao:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Este é onde ligas a mangueira da torneira.
ou seja desconectas aqui:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
E ligas a mangueira
depois ade sair para fora por aqui:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
mais uma vez, desconectas e pois a deitar para um balde para nao ficar tudo molhado
cumprimentos e espero ter ajudado.
espero que de para entender as fotos é complicado tirar fotos decentes nestes sitios
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
esta e visto de cima o tubo é esse grosso ao pé do alternador.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
visto por baixo do carro, isto fica do lado do pendura mesmo ao pe do altrenador e como vez é mais facil de aceder por baixo.
Foi por aqui que drenei o sistema!
os outros sao:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Este é onde ligas a mangueira da torneira.
ou seja desconectas aqui:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
E ligas a mangueira
depois ade sair para fora por aqui:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
mais uma vez, desconectas e pois a deitar para um balde para nao ficar tudo molhado
cumprimentos e espero ter ajudado.
Daniel 1.5DS- Amador
- Mensagens : 231
Data de inscrição : 21/09/2014
Localização : Coimbra
Re: Limpeza Circuito de Refrigeração Corsa TD 1.5
grande
Vou tentar reproduzir o processo
Obrigado
Vou tentar reproduzir o processo
Obrigado
sfbramos- Iniciante
- Mensagens : 4
Data de inscrição : 02/08/2014
Re: Limpeza Circuito de Refrigeração Corsa TD 1.5
Boas, como fizeste pra sangrar?
to46silva- Iniciante
- Mensagens : 8
Data de inscrição : 02/02/2016
Idade : 48
Localização : Darque- Viana do Castelo
Re: Limpeza Circuito de Refrigeração Corsa TD 1.5
Boas, como fizeste pra sangrar?
APINHEIRO- Iniciante
- Mensagens : 36
Data de inscrição : 09/02/2015
Idade : 52
Localização : PORTO
Re: Limpeza Circuito de Refrigeração Corsa TD 1.5
gostava de saber para sangrar o circuito como faço?
Obrigado.
Obrigado.
APINHEIRO- Iniciante
- Mensagens : 36
Data de inscrição : 09/02/2015
Idade : 52
Localização : PORTO
Re: Limpeza Circuito de Refrigeração Corsa TD 1.5
gostava de saber para sangrar o circuito como faço?
Obrigado.
Obrigado.
APINHEIRO- Iniciante
- Mensagens : 36
Data de inscrição : 09/02/2015
Idade : 52
Localização : PORTO
Re: Limpeza Circuito de Refrigeração Corsa TD 1.5
Boas
Desculpem só hoje e que vi que tinham postado coisas.
para sangrar como este motor não tem parafuso de purga e o reservatório ate esta mais alto que todo o sistema, (se repararem tem dois tubitos na parte de cima do vaso expansão que vem um do radiador outro da carcaça do termostato que servem mesmo para sair as bolhas de ar) sendo assim para sangrar deixei o carro a funcionar ate aquecer com a tampa do reservatório aberta para facilitar a saída das bolhas.
cumprimentos e obrigado
Desculpem só hoje e que vi que tinham postado coisas.
para sangrar como este motor não tem parafuso de purga e o reservatório ate esta mais alto que todo o sistema, (se repararem tem dois tubitos na parte de cima do vaso expansão que vem um do radiador outro da carcaça do termostato que servem mesmo para sair as bolhas de ar) sendo assim para sangrar deixei o carro a funcionar ate aquecer com a tampa do reservatório aberta para facilitar a saída das bolhas.
cumprimentos e obrigado
Daniel 1.5DS- Amador
- Mensagens : 231
Data de inscrição : 21/09/2014
Localização : Coimbra
Tópicos semelhantes
» Limpeza de Circuito de Refrigeração - Corsa B 1.5 TD
» [DIY] Como mudar o líquido do sistema de refrigeração - Corsa D
» [DIY] Como mudar líquido do sistema de refrigeração - Corsa C
» [DIY] Como mudar líquido de refrigeração radiador - Corsa D
» limpeza egr
» [DIY] Como mudar o líquido do sistema de refrigeração - Corsa D
» [DIY] Como mudar líquido do sistema de refrigeração - Corsa C
» [DIY] Como mudar líquido de refrigeração radiador - Corsa D
» limpeza egr
Clube Corsa Portugal :: Área Técnica :: Mecânica :: Corsa B
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|