Clube Corsa Portugal
Bem vindo caro visitante,

Para conseguir aceder às totais funcionalidades do fórum, deverá registar-se e efectuar a apresentação.

Conseguirá aceder a mais áreas técnicas, fazer questões, dar opiniões e apresentar o seu projecto a todos os membros.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Clube Corsa Portugal
Bem vindo caro visitante,

Para conseguir aceder às totais funcionalidades do fórum, deverá registar-se e efectuar a apresentação.

Conseguirá aceder a mais áreas técnicas, fazer questões, dar opiniões e apresentar o seu projecto a todos os membros.
Clube Corsa Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Limpeza Circuito de Refrigeração Corsa TD 1.5

4 participantes

Ir para baixo

Limpeza Circuito de Refrigeração Corsa TD 1.5 Empty Limpeza Circuito de Refrigeração Corsa TD 1.5

Mensagem por sfbramos Dom 11 Out - 10:47:14

Boa tarde pessoal.

Queria fazer a limpeza do circuito de refrigeração do meu corsa, uma vez que a água está a ficar escura..
Procurei na net e encontrei uns videos que explicam e demonstram como fazer para vários carros (deu pra perceber o processo..) mas para corsas o que encontrei foi um Corsa C, que pelo que percebi tem um tubo no lado esquerdo, em baixo, que serve para sangrar a água durante o processo, não sendo necessário remover o para-choques.

No entanto no corsa B, não encontrei esse tubo (azelhice talvez.. ainda estou a aprender algumas coisas [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]) e disseram-me que nesse modelo para sangrar a água temos de mexer na bomba de água....

Alguém me consegue ajudar a orientar isto, indicar como fazer ou um vídeo/Tutorial de corsa B que explique como fazer para limpar o circuito?

Obrigado.  [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

sfbramos
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 4
Data de inscrição : 02/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza Circuito de Refrigeração Corsa TD 1.5 Empty Re: Limpeza Circuito de Refrigeração Corsa TD 1.5

Mensagem por Daniel 1.5DS Dom 11 Out - 16:07:48

Eu fiz no meu da seguinte maneira: drenei o sistema pela mangueira de baixo do radiador (é acessível com o carro levantado ou ate por cima se tirares o tubo da admiçao para ganhares espaço) depois voltei a encher com agua e um limpa radiadores, pôs o carro a trabalhar durante meia hora (ate podes ir dar uma volta).
voltei a drenar tudo. voltei a por agua dei mais uma volta e drenei, fiz isto duas vezes para não ficar com resíduos do produto de limpeza, e pronto voltei a por agua destilada e anticongelante numa mistura de 50/50. E ate agora nada de ferrugem.

Antes de fazeres isto tudo se o teu reservatório de agua estiver como o meu (tinha tipo terra no fundo) tira-o e lava-o bem. Eu lavei o meu com agua detergente e areia. só tens de ter o cuidado de não ficar areia nenhuma no reservatório quando o montares.

Eu fiz assim e confesso que dá trabalho e molhas o chão todo.
a outra maneira também pensei em fazer é: tiras a mangueira que liga por baixo do reservatório e ligas a uma mangueira de jardim, depois tens outras duas mangueiras ligadas ao reservatório (vaso de expansão) uma delas vem do radiador, a essa ligas uma mangueira para deitar fora a agua.
depois o processo será por o motor a funcionar e abrir a torneira de jardim com pouca força e deixar estar ate a agua sair limpa.

Não fiz isto por dois motivos, não gosto da ideia de por agua fria no circuito, segundo o tubo de saída é na parte de cima do radiador o que não facilita a saída de sujeira que por-lá esteja.


Espero ter ajudado, tiveres duvidas eu ponho aqui fotos dos tubos e mangueiras em questão.
De resto tenho a dizer que não sou mecânico estudo só engenharia mecânica (sei quase nada sobre quase tudo). o que quer dizer que posso ter feito coisas mal e há de haver por aqui malta mais entendida nisto que eu.


Há já me esquecia, puta que pariu as abraçadeiras do tubo do radiador, (o mais grosso na parte de baixo) são abraçadeiras de mola ou seja quando são grandes a ferramenta é limitada e estão em sítios com pouco espaço, são só uma treta (porque também não vedam). Se poderes troca por abraçadeiras de parafuso é mais fácil de por e tirar e vedam melhor. Desculpa a linguagem  Very Happy


cumprimentos
Daniel 1.5DS
Daniel 1.5DS
Amador
Amador

Masculino Mensagens : 231
Data de inscrição : 21/09/2014
Localização : Coimbra

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza Circuito de Refrigeração Corsa TD 1.5 Empty Re: Limpeza Circuito de Refrigeração Corsa TD 1.5

Mensagem por sfbramos Dom 11 Out - 19:08:19

Muito obrigado.

Afinal pode-se fazer sem mexer na bomba de àgua  Very Happy.
É isso que quero fazer mas como disse não encontrei o tubo do radiador Very Happy 

Podes, por favor, meter aqui fotos desses componentes que referiste?

Obrigado.

sfbramos
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 4
Data de inscrição : 02/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza Circuito de Refrigeração Corsa TD 1.5 Empty Re: Limpeza Circuito de Refrigeração Corsa TD 1.5

Mensagem por Daniel 1.5DS Seg 12 Out - 11:12:33

Boas 
espero que de para entender as fotos é complicado tirar fotos decentes nestes sitios Very Happy

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

esta e visto de cima o tubo é esse grosso ao pé do alternador.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

visto por baixo do carro, isto fica do lado do pendura mesmo ao pe do altrenador e como vez é mais facil de aceder por baixo.
Foi por aqui que drenei o sistema!  Smile

os outros sao:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

 Este é onde ligas a mangueira da torneira.
ou seja desconectas aqui:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
E ligas a mangueira

depois ade sair para fora por aqui:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

mais uma vez, desconectas e pois a deitar para um balde para nao ficar tudo molhado  Very Happy

cumprimentos e espero ter ajudado.
Daniel 1.5DS
Daniel 1.5DS
Amador
Amador

Masculino Mensagens : 231
Data de inscrição : 21/09/2014
Localização : Coimbra

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza Circuito de Refrigeração Corsa TD 1.5 Empty Re: Limpeza Circuito de Refrigeração Corsa TD 1.5

Mensagem por sfbramos Qui 15 Out - 18:01:03

grande Very Happy 

Vou tentar reproduzir o processo 


Obrigado Wink

sfbramos
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 4
Data de inscrição : 02/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza Circuito de Refrigeração Corsa TD 1.5 Empty Re: Limpeza Circuito de Refrigeração Corsa TD 1.5

Mensagem por to46silva Ter 2 Fev - 21:13:48

Boas, como fizeste pra sangrar?

to46silva
Iniciante
Iniciante

Masculino Mensagens : 8
Data de inscrição : 02/02/2016
Idade : 48
Localização : Darque- Viana do Castelo

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza Circuito de Refrigeração Corsa TD 1.5 Empty Re: Limpeza Circuito de Refrigeração Corsa TD 1.5

Mensagem por APINHEIRO Seg 4 Abr - 17:25:39

Boas, como fizeste pra sangrar?

APINHEIRO
Iniciante
Iniciante

Masculino Mensagens : 36
Data de inscrição : 09/02/2015
Idade : 52
Localização : PORTO

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza Circuito de Refrigeração Corsa TD 1.5 Empty Re: Limpeza Circuito de Refrigeração Corsa TD 1.5

Mensagem por APINHEIRO Seg 4 Abr - 17:28:34

gostava de saber para sangrar o circuito como faço?

Obrigado.

APINHEIRO
Iniciante
Iniciante

Masculino Mensagens : 36
Data de inscrição : 09/02/2015
Idade : 52
Localização : PORTO

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza Circuito de Refrigeração Corsa TD 1.5 Empty Re: Limpeza Circuito de Refrigeração Corsa TD 1.5

Mensagem por APINHEIRO Dom 5 Jun - 18:25:24

gostava de saber para sangrar o circuito como faço?

Obrigado.

APINHEIRO
Iniciante
Iniciante

Masculino Mensagens : 36
Data de inscrição : 09/02/2015
Idade : 52
Localização : PORTO

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza Circuito de Refrigeração Corsa TD 1.5 Empty Re: Limpeza Circuito de Refrigeração Corsa TD 1.5

Mensagem por Daniel 1.5DS Dom 5 Jun - 18:49:46

Boas
Desculpem só hoje e que vi que tinham postado coisas.

para sangrar como este motor não tem parafuso de purga e o reservatório ate esta mais alto que todo o sistema, (se repararem tem dois tubitos na parte de cima do vaso expansão que vem um do radiador outro da carcaça do termostato que servem mesmo para sair as bolhas de ar) sendo assim para sangrar deixei o carro a funcionar ate aquecer com a tampa do reservatório aberta para facilitar a saída das bolhas.

cumprimentos e obrigado
Daniel 1.5DS
Daniel 1.5DS
Amador
Amador

Masculino Mensagens : 231
Data de inscrição : 21/09/2014
Localização : Coimbra

Ir para o topo Ir para baixo

Limpeza Circuito de Refrigeração Corsa TD 1.5 Empty Re: Limpeza Circuito de Refrigeração Corsa TD 1.5

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos