D.Y. Ponteiros Retro-Iluminados CORSA B
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D.Y. Ponteiros Retro-Iluminados CORSA B
D.Y. PONTEIROS RETRO-ILUMINADOS ( CORSA B )
Boas.
Antes de dar inicio a este D.Y. gostaria de informar a todos aqueles que se sintam tentados a reproduzir os resultados que irei apresentar, sobre o cuidado que deve ser levado em conta durante o serviço.
Isto porque estamos prestes a mexer numa peça relativamente sensível ( quadrante ) e porque os acessórios necessários a esta modificação são também bastante frágeis ( os ponteiros e a respectiva iluminação em LED ).
Então, para o serviço irão necessitar do seguinte material:
Kit de ponteiros retro iluminados
Kit de LED´s
Chaves de precisão
Alicate
Garfo de cozinha
Fita isoladora
Fio de cobre fino ( igual ao utilizado nas colunas )
Dremel com disco de corte
Agulha de costura
[size=150]KIT DE PONTEIROS E LED´S[/size]
O Kit podem compra-lo aqui:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Se eventualmente optarem por um fundo de plasma também estão disponíveis, mas no meu caso apenas precisei do Kit de ponteiros e comprei um igual a este que dispõe de 4 ponteiros Universais cinza ( pintei de preto ) 4 LED´s feitos por medida para os ponteiros e um regulador de intensidade dos LED´s. igual a imagem a baixo:
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OS PASSOS:
Remover o quadrante do tablier.
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Após o mesmo removido do tablier podemos passar a abertura e para isso levantam as 4 patilhas da mascara:
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E pronto temos então o quadrante aberto com este aspecto sensivelmente:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Próximo passo, remover os ponteiros e aqui sim já exige cuidado. Em 1º lugar levantem ligeiramente os ponteiros para que eles passem para baixo do batente como mostra a foto abaixo e aqui devem ver onde é que o ponteiro acaba e fazer uma marca para que na re-colocação saibam onde é que o ponteiro tem que ficar. Usem uma caneta de acetato e no fim limpem com alcool:
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Depois para remover os ponteiros foi-me ensinada ( já não sei por quem ) a seguinte técnica:
Com um garfo de cozinha que disponha de uma boa folga entre os dentes, entalar os ponteiros no meio e ir puxando devagarinho.
Não esforcem demasiado, se eles não sairem logo a primeira tentem devagar e com muita calma que eles acabam por sair independentemente do tempo que demorar.
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Desmontar fundos de manometro. Com recurso a uma chave de fendas de precisão removam os dois parafusos que prendem o fundo da Rpm e dos Km/h, e removam também com um alicate os dois batentes dos ponteiros da Rpm e dos Kmt/h, sempre com bastante cuidado. Os dois fundos mais pequenos basta apenas puxar por eles.
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OK, fundos removidos e temos o seguinte aspecto:
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Se repararem, existem duas placas de acrílico que são as bases para os fundos e as mesmas também têm que ser removidas. A placa dos Km/h basta apenas levanta-la com algum cuidado e conseguem tira-la. Por sua vez a placa das Rpm´s tem que ser desapertada com uma chave Torx:
De seguida vamos trabalhar na fixação dos ponteiros. Como os mesmos são Universais apenas me foi possível encaixar com precisão o ponteiro dos Km/h., pois a agulha da Rpm é mais fina e como tal tive que preencher com fita isoladora para que o ponteiro se fixa-se sem folgas. Façam o mesmo no motorzinho pequenino como indica a foto abaixo, ou então utilizem cola que também dá, simplesmente se torna mais difícil de remover caso queiram voltar a usar os ponteiros originais ou fazer afinações nestes iluminados :
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Próximo passo são os ponteiros mais pequenos ( temperatura e combustível ). Ora os encaixes do quadrante são em forma de meia Lua e os ponteiros Universais são de engate redondo, mas mais estreito. Logo a melhor forma de corrigir esse problema é pegar numa agulha de costura grossa e aquece-la para que assim se consiga alargar os engates dos ponteiros e encaixa-los sem problemas.
Aplicação dos LED´s.
Aqui basta apenas pegar em cada LED individualmente e aplica-lo entre o fundo de plasma e a base em acrilico. Se quiserem podem dar um pingo de cola para este ficar fixo no centro do fundo
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Repitam o processo para os restantes LED´s, direccionem os fios para um local onde não atrapalhem nem estejam sujeitos a serem danificados, unam os mesmos com fita isoladora e coloquem os batentes e os parafusos no seu devido lugar para fixar os fundos e feito isso fixem os ponteiros nas posições devidas.
Ficam mais ou menos com o aspecto da foto a baixo:
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Realço apenas que devido ao facto dos ponteiros maiores serem ligeiramente mais compridos do que os originais, com recurso a um Dremel com mini disco de corte ou até mesmo um Xato podem cortar as pontas para o comprimento desejado e façam isto antes de aplicar os ponteiros no sitio
Coloquem a mascara do quadrante no sitio e está tudo pronto para ir ao lugar:
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[size=150]
Instalação Eléctrica:[/size]
Cada LED tem 2 fios e um deles está marcado a vermelho sendo esse o positivo e o que não está marcado como sendo o negativo.
Identifiquem e separem os polos unindo todos os 4 positivos e separadamente os 4 negativos.
O polo negativo irá fazer massa e como o canhão está relativamente perto do quadrante optei por ligar ai os 4 fios negativos já unidos, juntamente com o negativo do fundo de plasma:
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Quanto aos positivos apenas têm que ligar os 4 a uma ponta de fio de cobre e na outra ponta livre do mesmo fio ligar a um fusível dos mínimos pois dessa forma os ponteiros apenas iram iluminar quando rodarem o botão das luzes. A imagem a baixo é meia confusa porque tenho pra lá muita coisa ligada, mas penso que dá para perceber a ideia:
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[b]Feito tudo isto está na hora de testar, e devem sempre fazer o teste sem montar nada mais do que o quadrante pois se algo estiver errado terão que desmontar tudo novamente para tirar o quadrante fora e se tudo correr bem será algo idêntico a isto com que irão ficar:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Como tudo está em condições em termos de iluminação fixem o quadrante e vão dar uma volta para se certificarem que os ponteiros estão calibrados correctamente. No meu caso bastou apenas verificar o relantim e como o mesmo estava certo nas 900 Rpm´s cumpri com a relação estipulada para verificar o da velocidade ou seja:
Em 5ª ás 3.000 Rpms teria que marcar 100 Kmt/h e assim foi. Como os ponteiros da temperatura e do combustível têm apenas uma posição fixa, não há margens para erro.
Estando tudo em conformidade, montem todos os plásticos e curtam do novo painel.
Espero ter ajudado e qualquer questão é só colocar
Cumps.
Boas.
Antes de dar inicio a este D.Y. gostaria de informar a todos aqueles que se sintam tentados a reproduzir os resultados que irei apresentar, sobre o cuidado que deve ser levado em conta durante o serviço.
Isto porque estamos prestes a mexer numa peça relativamente sensível ( quadrante ) e porque os acessórios necessários a esta modificação são também bastante frágeis ( os ponteiros e a respectiva iluminação em LED ).
Então, para o serviço irão necessitar do seguinte material:
Kit de ponteiros retro iluminados
Kit de LED´s
Chaves de precisão
Alicate
Garfo de cozinha
Fita isoladora
Fio de cobre fino ( igual ao utilizado nas colunas )
Dremel com disco de corte
Agulha de costura
[size=150]KIT DE PONTEIROS E LED´S[/size]
O Kit podem compra-lo aqui:
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Se eventualmente optarem por um fundo de plasma também estão disponíveis, mas no meu caso apenas precisei do Kit de ponteiros e comprei um igual a este que dispõe de 4 ponteiros Universais cinza ( pintei de preto ) 4 LED´s feitos por medida para os ponteiros e um regulador de intensidade dos LED´s. igual a imagem a baixo:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
OS PASSOS:
Remover o quadrante do tablier.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Após o mesmo removido do tablier podemos passar a abertura e para isso levantam as 4 patilhas da mascara:
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E pronto temos então o quadrante aberto com este aspecto sensivelmente:
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Próximo passo, remover os ponteiros e aqui sim já exige cuidado. Em 1º lugar levantem ligeiramente os ponteiros para que eles passem para baixo do batente como mostra a foto abaixo e aqui devem ver onde é que o ponteiro acaba e fazer uma marca para que na re-colocação saibam onde é que o ponteiro tem que ficar. Usem uma caneta de acetato e no fim limpem com alcool:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Depois para remover os ponteiros foi-me ensinada ( já não sei por quem ) a seguinte técnica:
Com um garfo de cozinha que disponha de uma boa folga entre os dentes, entalar os ponteiros no meio e ir puxando devagarinho.
Não esforcem demasiado, se eles não sairem logo a primeira tentem devagar e com muita calma que eles acabam por sair independentemente do tempo que demorar.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Desmontar fundos de manometro. Com recurso a uma chave de fendas de precisão removam os dois parafusos que prendem o fundo da Rpm e dos Km/h, e removam também com um alicate os dois batentes dos ponteiros da Rpm e dos Kmt/h, sempre com bastante cuidado. Os dois fundos mais pequenos basta apenas puxar por eles.
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OK, fundos removidos e temos o seguinte aspecto:
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Se repararem, existem duas placas de acrílico que são as bases para os fundos e as mesmas também têm que ser removidas. A placa dos Km/h basta apenas levanta-la com algum cuidado e conseguem tira-la. Por sua vez a placa das Rpm´s tem que ser desapertada com uma chave Torx:
De seguida vamos trabalhar na fixação dos ponteiros. Como os mesmos são Universais apenas me foi possível encaixar com precisão o ponteiro dos Km/h., pois a agulha da Rpm é mais fina e como tal tive que preencher com fita isoladora para que o ponteiro se fixa-se sem folgas. Façam o mesmo no motorzinho pequenino como indica a foto abaixo, ou então utilizem cola que também dá, simplesmente se torna mais difícil de remover caso queiram voltar a usar os ponteiros originais ou fazer afinações nestes iluminados :
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Próximo passo são os ponteiros mais pequenos ( temperatura e combustível ). Ora os encaixes do quadrante são em forma de meia Lua e os ponteiros Universais são de engate redondo, mas mais estreito. Logo a melhor forma de corrigir esse problema é pegar numa agulha de costura grossa e aquece-la para que assim se consiga alargar os engates dos ponteiros e encaixa-los sem problemas.
Aplicação dos LED´s.
Aqui basta apenas pegar em cada LED individualmente e aplica-lo entre o fundo de plasma e a base em acrilico. Se quiserem podem dar um pingo de cola para este ficar fixo no centro do fundo
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Repitam o processo para os restantes LED´s, direccionem os fios para um local onde não atrapalhem nem estejam sujeitos a serem danificados, unam os mesmos com fita isoladora e coloquem os batentes e os parafusos no seu devido lugar para fixar os fundos e feito isso fixem os ponteiros nas posições devidas.
Ficam mais ou menos com o aspecto da foto a baixo:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Realço apenas que devido ao facto dos ponteiros maiores serem ligeiramente mais compridos do que os originais, com recurso a um Dremel com mini disco de corte ou até mesmo um Xato podem cortar as pontas para o comprimento desejado e façam isto antes de aplicar os ponteiros no sitio
Coloquem a mascara do quadrante no sitio e está tudo pronto para ir ao lugar:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
[size=150]
Instalação Eléctrica:[/size]
Cada LED tem 2 fios e um deles está marcado a vermelho sendo esse o positivo e o que não está marcado como sendo o negativo.
Identifiquem e separem os polos unindo todos os 4 positivos e separadamente os 4 negativos.
O polo negativo irá fazer massa e como o canhão está relativamente perto do quadrante optei por ligar ai os 4 fios negativos já unidos, juntamente com o negativo do fundo de plasma:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Quanto aos positivos apenas têm que ligar os 4 a uma ponta de fio de cobre e na outra ponta livre do mesmo fio ligar a um fusível dos mínimos pois dessa forma os ponteiros apenas iram iluminar quando rodarem o botão das luzes. A imagem a baixo é meia confusa porque tenho pra lá muita coisa ligada, mas penso que dá para perceber a ideia:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
[b]Feito tudo isto está na hora de testar, e devem sempre fazer o teste sem montar nada mais do que o quadrante pois se algo estiver errado terão que desmontar tudo novamente para tirar o quadrante fora e se tudo correr bem será algo idêntico a isto com que irão ficar:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Como tudo está em condições em termos de iluminação fixem o quadrante e vão dar uma volta para se certificarem que os ponteiros estão calibrados correctamente. No meu caso bastou apenas verificar o relantim e como o mesmo estava certo nas 900 Rpm´s cumpri com a relação estipulada para verificar o da velocidade ou seja:
Em 5ª ás 3.000 Rpms teria que marcar 100 Kmt/h e assim foi. Como os ponteiros da temperatura e do combustível têm apenas uma posição fixa, não há margens para erro.
Estando tudo em conformidade, montem todos os plásticos e curtam do novo painel.
Espero ter ajudado e qualquer questão é só colocar
Cumps.
rubysac- Administrador
- Mensagens : 299
Data de inscrição : 14/05/2012
Re: D.Y. Ponteiros Retro-Iluminados CORSA B
Olá.
Onde compraste os ponteiros?
Onde compraste os ponteiros?
nuno_s- Iniciante
- Mensagens : 13
Data de inscrição : 08/09/2013
Idade : 36
Localização : Setúbal
Pereira1991- Aceleras
- Mensagens : 427
Data de inscrição : 19/11/2012
Idade : 32
Localização : Lisboa
Re: D.Y. Ponteiros Retro-Iluminados CORSA B
Excelente dynn
chourimen- Amador
- Mensagens : 140
Data de inscrição : 23/04/2013
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