Clube Corsa Portugal
Bem vindo caro visitante,

Para conseguir aceder às totais funcionalidades do fórum, deverá registar-se e efectuar a apresentação.

Conseguirá aceder a mais áreas técnicas, fazer questões, dar opiniões e apresentar o seu projecto a todos os membros.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Clube Corsa Portugal
Bem vindo caro visitante,

Para conseguir aceder às totais funcionalidades do fórum, deverá registar-se e efectuar a apresentação.

Conseguirá aceder a mais áreas técnicas, fazer questões, dar opiniões e apresentar o seu projecto a todos os membros.
Clube Corsa Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Noções básicas - Xenon / HID

2 participantes

Ir para baixo

Noções básicas - Xenon / HID Empty Noções básicas - Xenon / HID

Mensagem por Convidad Ter 15 maio - 8:31:29

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Cada vez mais compradores de carros novos optam por faróis de xénon e um número crescente de possuidores de carros mais antigos estão a actualizar os seus veículos com luz xénon. Especialistas das indústrias automóvel e de fornecimento de peças reconhecem que a tendência é para os novos carros licenciados na Europa estarem equipados com esta característica extra de segurança.

Isto significa que no futuro próximo metade de todos os condutores contribuirão voluntariamente para tornar as estradas num lugar mais seguro. Muito embora somente 28 por cento dos acidentes acorram à noite, o risco de um acidente ser fatal é perturbadoramente elevado. Uma razão para isso é o facto da nossa vista começar a deteriorar-se depois da idade dos 30. Velocidades e distâncias são muitas vezes mal calculadas. A diferença da luminosidade é ainda muito mais evidente quando se compara condições atmosféricas adversas. Estima-se que uma grande parte dos acidentes ocorridos em condições meteorológicas extremas e, especialmente, com limitação de luminosidade poderiam ser prevenidos.

A luz de xénon sendo similar à luz do dia é particularmente suave para a vista. Com as luzes xénon os condutores ficam mais descontraídos e não se fadigam tão rapidamente. Mais ainda, estes modernos faróis produzem maiores feixes de luz para a estrada e num arco mais amplo. As lâmpadas Xénon produzem o dobro da luz das modernas lâmpadas H7 mas necessitam de somente dois terços da energia eléctrica.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Visto que o uso deste tipo de lâmpadas está a aumentar, irei colocar aqui alguma informação sobre o funcionamento das mesmas, e as diferenças em relação às convencionais lâmpadas de halogénio.

Como funcionam as lâmpadas HID

Xenon é uma luz emitida por Lâmpadas HID (High Intensity Discharge) , que são compostas de forma totalmente diferente e optimizadas, em termos de tecnologia de iluminação.

As lâmpadas HID diferenciam-se das lâmpadas de halogénio (ou incandescentes), por serem idênticas ás lâmpadas de vapor. Ao contrário de terem filamentos aquecidos, as lâmpadas HID criam um circuito voltaico entre 2 electródos no interior, que por sua vez, criam energeticamente uma composição de gás de Xenon e sais metálicos, que desta forma produz uma luz muito mais intensa, mais limpa, mais clara.

Temperatura da cor

As cores dos sistemas HID-Xenon (medidas em Kelvin) são comparadas ás caracteristicas da luz solar, conforme a temperatura do plasma.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Muitos utilizadores de kits Xenon têm uma noção errada de que quanto maior a temperatura Kelvin (K) , maior é a projecção de luz emitida. Na realidade, a relação é o inversa. O que está relacionado directamente, é quanto clara a luz visivel se torna. Inclusivé, a temperatura de superfície no contacto é muito inferior que a referência da luminosidade, dado que as lâmpadas de Xenon trabalham em temperaturas inferiores ás das temperaturas das lâmpadas de halogénio.

A temperatura da luz especificada na caixa de uma lâmpada HID traduz-se pela média que a lâmpada irá manter durante 2000 a 3000 horas de funcionamento.
Passadas cerca de 100 a 500 horas, a mudança de cor tomará lugar. A luz passará de uma cor branca para azulada. A magnitude da mudança de cor depende da marca, model e temperatura de luz de origem.

Ao ser muito gradual, muitas vezes este fenómeno passa despercebido

As lâmpadas de fabrico asiático quase não têm mudança de cor, o que se poderá ficar a dever ao facto de usarem filtros azuis, que disfarçam o acontecimento.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Aparência de uma lâmpada HID

Quando a lâmpada está desligada, o arco voltaico desaparece. Os sais metálicos regressam ao estado sólido na forma de um pó, enchendo parte do fundo da cápsula redonda que se encontra no interior da lâmpada. Dependendo da temperatura de funcionamento, os sais podem apresentar uma coloração cinzento-esverdeado ou vermelho vivo.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Além de desenvolverem uma melhor luminosidade com menor consumo de energia, lâmpadas xenon têm uma maior vida útil. Duram por aproximadamente 3000 horas de uso sob condições normais, ou seja, duram até quatro vezes mais que lâmpadas de halogénio.

Nas seguintes fotos podem ver que a diferença entre a iluminação com lâmpadas HID e as lâmpadas de Halogénio não tem a ver com o aumento da área iluminada, mas sim com a qualidade da área iluminada.

Lâmpada de Halogénio
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Lâmpada HID
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Cuidados a ter no uso diário

Quem já tem experiência com lâmpadas de halogénio, sabe que apenas tensões superiores aos valores normais e forças de aceleração muito grandes diminuem o tempo de vida útil das lâmpadas. No entanto, as lâmpadas HID são mais frágeis:

- A principal razão de falha prematura é o uso de balastros não especificados para o modelo em questão de lâmpada.

- Ligar e desligar as lâmpadas sem o arrefecimento necessário. Ligar e desligar as lâmpadas HID mais de 3 vezes por hora reduzem o seu tempo útil de vida.

- Mau posicionamento da lâmpada cria sobreaquecimentos internos. Fugas de ar são o maior inimigo das lâmpadas. Os principais fabricantes recomendam um posicionamento quando em funcionamento de +/- graus em relação à horizontal.

- Manuseamento. As lâmpadas são desenhadas para serem manuseadas poucas vezes, podendo-se danificar o filamento de descarga e/ou o filtro UV. Depósitos de óleo e ácidos da nossa pele danificam o vidro, levando à sua ruptura em funcionamento.

- Um mecanismo de retenção deficiente causa vibração danosa.

Foto de um Kit HID
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Noções básicas - Xenon / HID Empty Re: Noções básicas - Xenon / HID

Mensagem por rubysac Ter 15 maio - 10:11:07

Mais um grande POST Rick

Muito obrigado

abraço
rubysac
rubysac
Administrador

Mensagens : 299
Data de inscrição : 14/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Noções básicas - Xenon / HID Empty Re: Noções básicas - Xenon / HID

Mensagem por tiagoh Ter 15 maio - 10:57:42

Bom post, antes de mandar vir o meu xenon li este artigo noutro forum xD
tiagoh
tiagoh
Amador
Amador

Masculino Mensagens : 161
Data de inscrição : 14/05/2012
Idade : 36
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Noções básicas - Xenon / HID Empty Re: Noções básicas - Xenon / HID

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos