Um problema de maionese - uma forma menos triste de dizer água no óleo
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Um problema de maionese - uma forma menos triste de dizer água no óleo
Boas,
Espero que esteja tudo bem e que possam mandar umas dicas. Tenho um Corsa B 1.2 16V (Ecotec) e a bomba de água deu o berro. Na altura não sabia exatamente quais eram as causas de alguns barulhos esporádicos (agora já sei) e só quando apareceu uma ligeira camada de óleo em dentro do reservatório de água é que começou a fazer luz. Adiante...
Vou com ele à oficina e para além da bomba de água, trocam-me um tensor e um termostato. Aproveitei, mudei o óleo e até aqui tudo bem. Cerca de 1000Km depois, vou ver o reservatório de água e estava vazio. Vou ver a tampa do óleo e tem a famosa maionese. Vejo a vareta do óleo e o óleo está com claros indícios de mistura.
Encho o reservatorio de água e passado meia dúzia de dias (nem tanto), está vazio outra vez. Não vejo nenhuma fuga externa (pelo menos a olho nú) nas tubagens.
Posto isto, perguntas:
- Qual é a probabilidade disto ser causado por uma montagem errada da bomba de água?
- Alguém tem os diagramas de ligação dos tubos de refrigeração, não vão os artistas terem ligado um tubo no sitio errado?
- Pode ser o radiador?
- A junta da cabeça poderia ser a causa, mas é assim tão provável que "rebente" tão rápido? O carro não sobreaqueceu (o máximo que aqueceu foi sensivelmente meio do termómetro, em pára-arranca, e quando isso acontece ligo o aquecimento no máximo e ele arrefece num instante.
- Independentemente do problema, como é que eu agora limpo os restos de maionese lá de dentro? Tenho que o desmontar?
Obrigado a quem puder ajudar.
PS: Mecânicos que possam recomendar na zona de Setúbal (e arredores) que possam tratar disto com competência, são bastante apreciados.
Um abraço!
Espero que esteja tudo bem e que possam mandar umas dicas. Tenho um Corsa B 1.2 16V (Ecotec) e a bomba de água deu o berro. Na altura não sabia exatamente quais eram as causas de alguns barulhos esporádicos (agora já sei) e só quando apareceu uma ligeira camada de óleo em dentro do reservatório de água é que começou a fazer luz. Adiante...
Vou com ele à oficina e para além da bomba de água, trocam-me um tensor e um termostato. Aproveitei, mudei o óleo e até aqui tudo bem. Cerca de 1000Km depois, vou ver o reservatório de água e estava vazio. Vou ver a tampa do óleo e tem a famosa maionese. Vejo a vareta do óleo e o óleo está com claros indícios de mistura.
Encho o reservatorio de água e passado meia dúzia de dias (nem tanto), está vazio outra vez. Não vejo nenhuma fuga externa (pelo menos a olho nú) nas tubagens.
Posto isto, perguntas:
- Qual é a probabilidade disto ser causado por uma montagem errada da bomba de água?
- Alguém tem os diagramas de ligação dos tubos de refrigeração, não vão os artistas terem ligado um tubo no sitio errado?
- Pode ser o radiador?
- A junta da cabeça poderia ser a causa, mas é assim tão provável que "rebente" tão rápido? O carro não sobreaqueceu (o máximo que aqueceu foi sensivelmente meio do termómetro, em pára-arranca, e quando isso acontece ligo o aquecimento no máximo e ele arrefece num instante.
- Independentemente do problema, como é que eu agora limpo os restos de maionese lá de dentro? Tenho que o desmontar?
Obrigado a quem puder ajudar.
PS: Mecânicos que possam recomendar na zona de Setúbal (e arredores) que possam tratar disto com competência, são bastante apreciados.
Um abraço!
agomes- Iniciante
- Mensagens : 10
Data de inscrição : 15/01/2017
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