Quadrante avariado ?
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Clube Corsa Portugal :: Área Técnica :: Mecânica :: Corsa B
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Quadrante avariado ?
Boas meus amigos, sou novo aqui no forum, e tenho um Corsa B 1.4Si de 93 direção assistida, vidros eléctricos, espelhos eléctricos e tecto de abrir , recentemente estava tudo bem com ele mas o ponteiro deixou de funcionar do nada o conta quilómetros deixou de contar o resto funciona perfeitamente, já verifiquei os fusíveis e aparentemente estão todos bons, alguém tem uma ideia do que possa ser ?
Agradeço a vossa ajuda .
Agradeço a vossa ajuda .
nunoazores- Iniciante
- Mensagens : 5
Data de inscrição : 18/09/2016
Re: Quadrante avariado ?
Boas. Pode ser de facto o quadrante a dar as últimas...mas também pode ser que tenha apenas partido a bicha do conta quilómetros. Aposto mais para a 2ª hipótese.
goncaljo- Amador
- Mensagens : 290
Data de inscrição : 28/06/2016
Idade : 46
Re: Quadrante avariado ?
Para teres a certeza disso tens de ligar o carro ao OBD2 e verificar se tens erros gravados na centralina, o que não me parece o caso, pois o quadrante do corsa desse ano ainda é todo analógico e mecânico, logo aposto na bicha do conta quilómetros partida algures no seu trajecto.
goncaljo- Amador
- Mensagens : 290
Data de inscrição : 28/06/2016
Idade : 46
Re: Quadrante avariado ?
Obrigado pela ajuda, parece que vou ter mesmo que pagar para ligar o OBD2 rsrsrsrs .goncaljo escreveu:Para teres a certeza disso tens de ligar o carro ao OBD2 e verificar se tens erros gravados na centralina, o que não me parece o caso, pois o quadrante do corsa desse ano ainda é todo analógico e mecânico, logo aposto na bicha do conta quilómetros partida algures no seu trajecto.
nunoazores- Iniciante
- Mensagens : 5
Data de inscrição : 18/09/2016
Re: Quadrante avariado ?
Não necessariamente. Se conheceres um mecânico com a máquina, podes sempre pedir esse favor e pode ser que tenhas sorte e fique de borla.nunoazores escreveu:Obrigado pela ajuda, parece que vou ter mesmo que pagar para ligar o OBD2 rsrsrsrs .goncaljo escreveu:Para teres a certeza disso tens de ligar o carro ao OBD2 e verificar se tens erros gravados na centralina, o que não me parece o caso, pois o quadrante do corsa desse ano ainda é todo analógico e mecânico, logo aposto na bicha do conta quilómetros partida algures no seu trajecto.
Tenta ir ao teu mecânico habitual e vê o que ele te diz. assim evitas gastos desnecessários. A OBD2 só é recomendado caso acenda alguma luz no quadrante, o que não me parece o caso. Ou acende alguma??
goncaljo- Amador
- Mensagens : 290
Data de inscrição : 28/06/2016
Idade : 46
Re: Quadrante avariado ?
Boas, o que tem acontecido é quando ponho em ponto morto a deslizar ele do nada desliga se acendendo a luz do motor e parece do oleo, ou seja o mesmo com ele parado, eu entro no carro e tem estas luzes acesas quando ligo o carro elas apaguem, em andamento acontece o mesmo ele desliga se acende as tais luzes eu dou lhe à chave e volta a ligar se e as luzes desaparece, o que não é normal é estas duas coisas que se passa, é o conta kilometros que deixou de funcionar e lá de vez em quando dou por mim em andamento com ele desligado logo de imediato viro a chave e lá vai ele, temo que me venha dar problemas, o pior é que peguei no Corsa porque o meu outro está avariado sendo assim já tenho é 2 com avarias, omg .goncaljo escreveu:Não necessariamente. Se conheceres um mecânico com a máquina, podes sempre pedir esse favor e pode ser que tenhas sorte e fique de borla.nunoazores escreveu:Obrigado pela ajuda, parece que vou ter mesmo que pagar para ligar o OBD2 rsrsrsrs .goncaljo escreveu:Para teres a certeza disso tens de ligar o carro ao OBD2 e verificar se tens erros gravados na centralina, o que não me parece o caso, pois o quadrante do corsa desse ano ainda é todo analógico e mecânico, logo aposto na bicha do conta quilómetros partida algures no seu trajecto.
Tenta ir ao teu mecânico habitual e vê o que ele te diz. assim evitas gastos desnecessários. A OBD2 só é recomendado caso acenda alguma luz no quadrante, o que não me parece o caso. Ou acende alguma??
nunoazores- Iniciante
- Mensagens : 5
Data de inscrição : 18/09/2016
Re: Quadrante avariado ?
Boas. Pelo que reportas, ele não tem problemas no quadrante, mas sim um outro problema: desliga-se sozinho com o motor a trabalhar e em ponto morto.
Ou seja, ele já não aguenta estar no relentim...e daí o motor desligar e ligarem-se as luzes do quadrante.
Humm.... O problema do conta quilómetros "cheira" ao sensor da velocidade que já pifou, ou está mesmo a dar as últimas e a bicha dele já deve ter problemas.
Pelas infos que encontrei, a solução é mesmo ligar o carro à máquina para confirmar, mas a meu ver vai procurando um quadrante nas sucatas. O dito sensor fica dentro e por trás do quadrante [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Se a máquina acusar o erro 24 então é mesmo esse sensor que já queimou. Vou tentar ver se descubro mais no autodata.
Ou seja, ele já não aguenta estar no relentim...e daí o motor desligar e ligarem-se as luzes do quadrante.
Humm.... O problema do conta quilómetros "cheira" ao sensor da velocidade que já pifou, ou está mesmo a dar as últimas e a bicha dele já deve ter problemas.
Pelas infos que encontrei, a solução é mesmo ligar o carro à máquina para confirmar, mas a meu ver vai procurando um quadrante nas sucatas. O dito sensor fica dentro e por trás do quadrante [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Se a máquina acusar o erro 24 então é mesmo esse sensor que já queimou. Vou tentar ver se descubro mais no autodata.
goncaljo- Amador
- Mensagens : 290
Data de inscrição : 28/06/2016
Idade : 46
Re: Quadrante avariado ?
Aqui fica o tutorial de como fazeres o teste à ECU e verificares em casa, sem ligar à máquina que erro ele acusa.
Opel Corsa 1.4 Gsi
Opel Corsa 1.4 Gsi
goncaljo- Amador
- Mensagens : 290
Data de inscrição : 28/06/2016
Idade : 46
Re: Quadrante avariado ?
Teste do Código Lampejante
Objetivo:
O objetivo desse texto é explicar de forma simples e mais completa possível o teste do código lampejante para que todos os proprietários de Corsas possam aprender a fazer isso por si só sem a necessidade de scanners.
Introdução:
O sistema de injeção Delco Multec, que é o sistema dos Corsas, permite que se faça o rastreamento de erros e defeitos através da própria lâmpada de anomalia do sistema. Esta é aquela amarela do painel que se acende quando vai dar partida e apaga-se após alguns segundos.
O rastreamento será dado através do jampeamento de dois terminais do conector de diagnóstico. Mas primeiro devemos conhecer sua localização e o seu tipo. Nos corsas, até o ano de 1999, foi utilizado o conector ALDL de 10 pinos, de 2000 em seguida é o conector de formato padrão ODB-II. Seguem as fotos abaixo. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Quanto à localização, os conectores estão colocados junto à caixa de fusíveis.
Para rastrear, é necessário jampear, ou seja, fazer uma ligação dos terminais A e B do conector de diagnóstico ALDL 10 ou os terminais 5 e 6 do conector de diagnóstico OBD-II e em seguida ligar a chave de ignição (sem dar partida). Para a ligação você pode utilizar um fiozinho qualquer com as duas extremidades descascadas.
Ao jampear o conector cuidado para não danificar os terminais.
Reconhecendo os códigos:
Depois de feito o jumper e ligar a chave de ignição, a lâmpada indicadora de anomalias no sistema de injeção localizada começará a piscar. São justamente essas piscadas que iremos utilizar para descobrir qual o defeito gravado na memória RAM do sistema de injeção.
As piscadas ocorrem em uma seqüência lógica, como o exemplo dado a seguir:
PISCA PISCA PAUSA CURTA - PISCA PISCA PISCA PISCA PISCA PAUSA LONGA
Note que ocorreram duas piscadas e uma pausa curta, em sequência mais cinco piscadas e uma pausa longa. As duas piscadas antes da pausa curta representa a dezena e as cinco piscadas após a pausa curta representam a unidade. Portanto, o código de defeito é 25.
Cada código é repetido 3 vezes até passar para o próximo código. Sendo assim, observe um exemplo real abaixo.
PISCA PAUSA CURTA - PISCA PISCA PAUSA LONGA
PISCA PAUSA CURTA - PISCA PISCA PAUSA LONGA
PISCA PAUSA CURTA - PISCA PISCA PAUSA LONGA
PISCA PISCA PAUSA CURTA - PISCA PISCA PISCA PISCA PISCA PAUSA LONGA
PISCA PISCA PAUSA CURTA - PISCA PISCA PISCA PISCA PISCA PAUSA LONGA
PISCA PISCA PAUSA CURTA - PISCA PISCA PISCA PISCA PISCA PAUSA LONGA
PISCA PISCA PISCA PAUSA CURTA - PISCA PISCA PAUSA LONGA
PISCA PISCA PISCA PAUSA CURTA - PISCA PISCA PAUSA LONGA
PISCA PISCA PISCA PAUSA CURTA - PISCA PISCA PAUSA LONGA
PISCA PAUSA CURTA - PISCA PISCA PAUSA LONGA
PISCA PAUSA CURTA - PISCA PISCA PAUSA LONGA
PISCA PAUSA CURTA - PISCA PISCA PAUSA LONGA
Observe que a sequência de códigos foram: 12 - 12 - 12 - 25 - 25 -25 - 32 - 32 – 32 – 12 – 12 - 12.
Note que, assim que os códigos terminarem, o sistema faz um looping e volta a se repetir novamente.
O código 12 significa sem sinal de rotação. Como o motor vai estar desligado no momento da verificação, esse código não é considerado defeito. Assim, caso o sistema não apresente nenhum defeito, somente o código 12 será apresentado.
Tabela de Códigos:
Obtido o código através do teste, basta conferir na tabela a seguir a sua definição.
Código Descrição
12 Sem sinal de rotação
13 Circuito de O2 aberto
14 Sensor de temperatura do motor (ECT) - Tensão baixa
15 Sensor de temperatura do motor (ECT) - Tensão alta
19 Sinal incorreto do sensor de RPM
21 Sensor de posição de borboleta (TPS) - Tensão alta
22 Sensor de posição de borboleta (TPS) - Tensão baixa
24 Sem sinal do sensor de velocidade (VSS)
25 Falha na válvula injetora - Tensão baixa
29 Relé da bomba de combustível - Tensão baixa
31 Falha no teste do sistema EGR
32 Relé da bomba de combustível - Tensão alta
33 Sensor de pressão absoluta do coletor (MAP) - Tensão alta
34 Sensor de pressão absoluta do coletor (MAP) - Tensão baixa
35 Falha no controle da marcha-lenta
41 Falha na bobina dos cilindros 2 e 3 - Tensão alta
42 Falha na bobina dos cilindros 1 e 4 - Tensão alta
43 Falha no circuito do sensor de detonação (KS)
44 Sonda lambda indica mistura pobre
45 Sonda lambda indica mistura rica
49 Tensão alta de bateria- sinal acima de 17,2 volts
51 Falha na unidade de comando ou na EPROM
55 Falha na unidade de comando
63 Falha na bobina dos cilindros 2 e 3 - Tensão baixa
64 Falha na bobina dos cilindros 1 e 4 - Tensão baixa
66 Falha no sensor de pressão do ar condicionado
69 Sensor de temperatura do ar (ACT) - Tensão baixa
71 Sensor de temperatura do ar (ACT) - Tensão alta
81 Falha na válvula injetora - Tensão alta
93 Falha no módulo “Quad Driver” U8
94 Falha no módulo “Quad Driver” U9
Objetivo:
O objetivo desse texto é explicar de forma simples e mais completa possível o teste do código lampejante para que todos os proprietários de Corsas possam aprender a fazer isso por si só sem a necessidade de scanners.
Introdução:
O sistema de injeção Delco Multec, que é o sistema dos Corsas, permite que se faça o rastreamento de erros e defeitos através da própria lâmpada de anomalia do sistema. Esta é aquela amarela do painel que se acende quando vai dar partida e apaga-se após alguns segundos.
O rastreamento será dado através do jampeamento de dois terminais do conector de diagnóstico. Mas primeiro devemos conhecer sua localização e o seu tipo. Nos corsas, até o ano de 1999, foi utilizado o conector ALDL de 10 pinos, de 2000 em seguida é o conector de formato padrão ODB-II. Seguem as fotos abaixo. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Quanto à localização, os conectores estão colocados junto à caixa de fusíveis.
Para rastrear, é necessário jampear, ou seja, fazer uma ligação dos terminais A e B do conector de diagnóstico ALDL 10 ou os terminais 5 e 6 do conector de diagnóstico OBD-II e em seguida ligar a chave de ignição (sem dar partida). Para a ligação você pode utilizar um fiozinho qualquer com as duas extremidades descascadas.
Ao jampear o conector cuidado para não danificar os terminais.
Reconhecendo os códigos:
Depois de feito o jumper e ligar a chave de ignição, a lâmpada indicadora de anomalias no sistema de injeção localizada começará a piscar. São justamente essas piscadas que iremos utilizar para descobrir qual o defeito gravado na memória RAM do sistema de injeção.
As piscadas ocorrem em uma seqüência lógica, como o exemplo dado a seguir:
PISCA PISCA PAUSA CURTA - PISCA PISCA PISCA PISCA PISCA PAUSA LONGA
Note que ocorreram duas piscadas e uma pausa curta, em sequência mais cinco piscadas e uma pausa longa. As duas piscadas antes da pausa curta representa a dezena e as cinco piscadas após a pausa curta representam a unidade. Portanto, o código de defeito é 25.
Cada código é repetido 3 vezes até passar para o próximo código. Sendo assim, observe um exemplo real abaixo.
PISCA PAUSA CURTA - PISCA PISCA PAUSA LONGA
PISCA PAUSA CURTA - PISCA PISCA PAUSA LONGA
PISCA PAUSA CURTA - PISCA PISCA PAUSA LONGA
PISCA PISCA PAUSA CURTA - PISCA PISCA PISCA PISCA PISCA PAUSA LONGA
PISCA PISCA PAUSA CURTA - PISCA PISCA PISCA PISCA PISCA PAUSA LONGA
PISCA PISCA PAUSA CURTA - PISCA PISCA PISCA PISCA PISCA PAUSA LONGA
PISCA PISCA PISCA PAUSA CURTA - PISCA PISCA PAUSA LONGA
PISCA PISCA PISCA PAUSA CURTA - PISCA PISCA PAUSA LONGA
PISCA PISCA PISCA PAUSA CURTA - PISCA PISCA PAUSA LONGA
PISCA PAUSA CURTA - PISCA PISCA PAUSA LONGA
PISCA PAUSA CURTA - PISCA PISCA PAUSA LONGA
PISCA PAUSA CURTA - PISCA PISCA PAUSA LONGA
Observe que a sequência de códigos foram: 12 - 12 - 12 - 25 - 25 -25 - 32 - 32 – 32 – 12 – 12 - 12.
Note que, assim que os códigos terminarem, o sistema faz um looping e volta a se repetir novamente.
O código 12 significa sem sinal de rotação. Como o motor vai estar desligado no momento da verificação, esse código não é considerado defeito. Assim, caso o sistema não apresente nenhum defeito, somente o código 12 será apresentado.
Tabela de Códigos:
Obtido o código através do teste, basta conferir na tabela a seguir a sua definição.
Código Descrição
12 Sem sinal de rotação
13 Circuito de O2 aberto
14 Sensor de temperatura do motor (ECT) - Tensão baixa
15 Sensor de temperatura do motor (ECT) - Tensão alta
19 Sinal incorreto do sensor de RPM
21 Sensor de posição de borboleta (TPS) - Tensão alta
22 Sensor de posição de borboleta (TPS) - Tensão baixa
24 Sem sinal do sensor de velocidade (VSS)
25 Falha na válvula injetora - Tensão baixa
29 Relé da bomba de combustível - Tensão baixa
31 Falha no teste do sistema EGR
32 Relé da bomba de combustível - Tensão alta
33 Sensor de pressão absoluta do coletor (MAP) - Tensão alta
34 Sensor de pressão absoluta do coletor (MAP) - Tensão baixa
35 Falha no controle da marcha-lenta
41 Falha na bobina dos cilindros 2 e 3 - Tensão alta
42 Falha na bobina dos cilindros 1 e 4 - Tensão alta
43 Falha no circuito do sensor de detonação (KS)
44 Sonda lambda indica mistura pobre
45 Sonda lambda indica mistura rica
49 Tensão alta de bateria- sinal acima de 17,2 volts
51 Falha na unidade de comando ou na EPROM
55 Falha na unidade de comando
63 Falha na bobina dos cilindros 2 e 3 - Tensão baixa
64 Falha na bobina dos cilindros 1 e 4 - Tensão baixa
66 Falha no sensor de pressão do ar condicionado
69 Sensor de temperatura do ar (ACT) - Tensão baixa
71 Sensor de temperatura do ar (ACT) - Tensão alta
81 Falha na válvula injetora - Tensão alta
93 Falha no módulo “Quad Driver” U8
94 Falha no módulo “Quad Driver” U9
goncaljo- Amador
- Mensagens : 290
Data de inscrição : 28/06/2016
Idade : 46
Re: Quadrante avariado ?
o melhor a fazeres è ires a uma sucata e comprares o quadrante igual ao teu e fazeres o teste em alternativa compra apenas o manómetro avariado. j´agora o teste de diagnóstico é para avarias electricas e não mecanicas. se o teu quadrante for com bicha (cabo) é normal verificares cada ponta do mesmo. o que liga ao motor e o que liga ao quadrante...
GDJM- Amador
- Mensagens : 62
Data de inscrição : 19/03/2016
Re: Quadrante avariado ?
Muito obrigado pela informação e pela tremenda disponibilidade em ajudar, assim sim começo a gostar disto, MUITO OBRIGADO MESMO .GDJM escreveu:o melhor a fazeres è ires a uma sucata e comprares o quadrante igual ao teu e fazeres o teste em alternativa compra apenas o manómetro avariado. j´agora o teste de diagnóstico é para avarias electricas e não mecanicas. se o teu quadrante for com bicha (cabo) é normal verificares cada ponta do mesmo. o que liga ao motor e o que liga ao quadrante...
nunoazores- Iniciante
- Mensagens : 5
Data de inscrição : 18/09/2016
Clube Corsa Portugal :: Área Técnica :: Mecânica :: Corsa B
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