Clube Corsa Portugal
Bem vindo caro visitante,

Para conseguir aceder às totais funcionalidades do fórum, deverá registar-se e efectuar a apresentação.

Conseguirá aceder a mais áreas técnicas, fazer questões, dar opiniões e apresentar o seu projecto a todos os membros.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Clube Corsa Portugal
Bem vindo caro visitante,

Para conseguir aceder às totais funcionalidades do fórum, deverá registar-se e efectuar a apresentação.

Conseguirá aceder a mais áreas técnicas, fazer questões, dar opiniões e apresentar o seu projecto a todos os membros.
Clube Corsa Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Preparação de cabeça 1.4

Ir para baixo

Preparação de cabeça 1.4 Empty Preparação de cabeça 1.4

Mensagem por rubysac Qua 23 maio - 20:51:25

Este projecto tem como objectivo montar uma cabeça do motor C14SE num bloco do C14NV de um Opel Corsa-A. O C14SE é um motor com injecção multiponto com válvulas de admissão da mesma dimensão das do motor do GSi 1.6. O C14NV È um motor a carburador. Neste momento o motor que está no carro tem uma cabeça de um motor 1.3, que tem as válvulas identicas ao 1.2 e 1.4 a carburador, mas que tem janelas de admissão em arco (bastante maiores que as do 1.4 mas identicas ao 1.2). Ao mudar de cabeça, as válvulas de escape passam de 29mm para 31mm e as de admissão de 33mm para 38mm. Juntamente com janelas de admissão redondas (que batem muito mais certo com o colector dos 2 carburadores Weber DCOE 40) deve haver uma grande melhoria da respiração do motor.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Este é o aspecto da cabeça pouco depois de começar o trabalho. A primeira coisa a fazer é retirar as válvulas, usei uma chave de tubos (a das velas) e com um martelo fiz saltar as meias-luas (seguram as molas no sitio).
Fácil de fazer, especialmente quando não se tem cuidado em guardar as válvulas. As de admissão estão todas empenadas, e decidi substituir todas.


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Primeira tentativa de polir as camaras de explosão. Para isto usei somente o dremmel. Não estou satizfeito ainda com o resultado, ainda vou lixar de novo à mão, e no final polir de novo.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Como curiosidade, mostro a camara de explosão de uma cabeça de 1.2. Dá para ver bem a diferença de formato e também para ter uma ideia da diferença de dimensões das válvulas.
Depois de ir às compras o resultado foi o seguinte:
4 válvulas de admissão 38mm
+
4 válvulas de escape 31mm
=
36€

jogo de juntas da cabeça
=
61.36€

Depois fui comprar as ventosas para rodar válvulas.

2 ventosas + kit de massas de rodar válvulas
=
9.75€

Os "paus" para colocar as ventosas foram-me oferecidos, portanto não tenho preços.Entretanto arranjei através de um amigo uma tampa de válvulas do C14SE, que é mais bonita que a minha, e que além disso, usa uma junta de borracha em vez da de cortiça que acaba sempre por babar. Com esta tampa ganho um respirador de óleo. Isto vai permitir eliminar o respirador do carter. Mais tarde tenho que fazer uma chapa para tapar a saida no bloco.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

A dita tampa pintada de preto alta-temperatura.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Começei a trabalhar nas admissão e escape. Estas fotografias mostram a admissão depois de usar o dremmel com lixas, e de algum trabalho com lixa à mão. Ainda falta algum trabalho.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Fotografia da janela de escape depois do dremmel. Ainda não começei o trabalho à mão.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Entretanto chegou a nova árvore de cames.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

O novo colector que bate certo com esta cabeça.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Pormenor do colector. O buraco quadrado é uma passagem de água.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Para acertar a cabeça com o colector pintei as zonas a desbastar com tinta preta, para melhor acesso à parte do colector a desbastar, "inventei" este pincel.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Inicialmente começo por desbastar num angulo maior, para determinar mais rápidamente até onde quero ir. Vou experimentando encostar o colector para ver quanto falta.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Depois do primeiro desbaste, é altura de acertar a passagem, para não haver curvas apertadas.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Aqui ainda podemos ver a diferença que fazia do colector para a cabeça.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Agora depois de desbastar.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Depois de acertar todas as passagens com o dremmel.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Começa o trabalho à mão. Usei este esquema para evitar as bolhas nos dedos, e também porque me assim não preciso de segurar a lixa com outro dedo, o que ao fim de um bocado se torna doloroso.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Já começa a ter melhor aspecto.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Por uma questão de curiosidade, a comparação da admissão do 14SE (redondas) e do 14NV (quadradas).

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Esta é a caixa de ar que irei usar. Foi-me oferecida pelo Akeemking (obrigado de novo).
A caixa de ar precisa de ser alterada, pois não quero nem a válvula de vácuo, nem a entrada de ar quente que esta abre e fecha.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Aqui estão as peças que não são precisas, uma delas, a mais à direita, teve que ser cortada.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Cortei dois pedaços de plástico de uma tampa de uma caixa de gelado e tapei os buracos que ficaram.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Vista do interior.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Vista através da entrada de ar.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Mais uma vista do interior.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

A caixa com o filtro.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

E o trabalho na caixa de ar está terminado.

Continua...
rubysac
rubysac
Administrador

Mensagens : 299
Data de inscrição : 14/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos