Fecho Central Corsa D
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Fecho Central Corsa D
Bom dia camaradas,
Chegou a minha vez de pedir uma pequena ajuda.
Precisava de saber as cores dos fios de atuação do fecho central de portas do Opel Corsa D 1.3 CDTi de 2010, pois pretendo fazer um pequeno projeto que depois irei colocar aqui no forum para quem quiser fazer o mesmo.
O problema é que eu só pretendo que o projeto fique com corrente quando fecho as portas e fique sem corrente ao abri-las.
Ou seja o projeto vai funcionar com a corrente existente nos dois fios do motor, ou então só mesmo com o que comanda apenas o fecho da porta, pois se o ligar a apenas a este e à massa, penso eu de que...., quando fecho as portas este fica com corrente e alimenta o circuito.
Quando as abro ele perde a corrente e passa a mesma para o que faz a abertura das portas.
Obrigado desde já a quem me puder dar uma ajuda nisto.
Chegou a minha vez de pedir uma pequena ajuda.
Precisava de saber as cores dos fios de atuação do fecho central de portas do Opel Corsa D 1.3 CDTi de 2010, pois pretendo fazer um pequeno projeto que depois irei colocar aqui no forum para quem quiser fazer o mesmo.
O problema é que eu só pretendo que o projeto fique com corrente quando fecho as portas e fique sem corrente ao abri-las.
Ou seja o projeto vai funcionar com a corrente existente nos dois fios do motor, ou então só mesmo com o que comanda apenas o fecho da porta, pois se o ligar a apenas a este e à massa, penso eu de que...., quando fecho as portas este fica com corrente e alimenta o circuito.
Quando as abro ele perde a corrente e passa a mesma para o que faz a abertura das portas.
Obrigado desde já a quem me puder dar uma ajuda nisto.
goncaljo- Amador
- Mensagens : 290
Data de inscrição : 28/06/2016
Idade : 46
Re: Fecho Central Corsa D
Olá Goncalijo. Porque não usa um relé comandado pela iluminação do habitáculo?
Amílcar Rocha- Iniciante
- Mensagens : 9
Data de inscrição : 17/08/2020
Re: Fecho Central Corsa D
Por acaso não me tinha passado pela ideia isso, mas aí se abrir a porta mesmo com carro ligado, ele irá ligar. Daí eu pretender usar o fecho central.
Mas a sua ideia não é de descartar.
Vou fazer testes e verificar se resulta. Depois darei noticias...
Mas a sua ideia não é de descartar.
Vou fazer testes e verificar se resulta. Depois darei noticias...
goncaljo- Amador
- Mensagens : 290
Data de inscrição : 28/06/2016
Idade : 46
Amílcar Rocha gosta desta mensagem
Re: Fecho Central Corsa D
Se me puder levantar um pouquinho do véu (dar alguns pormenores) talvez o possa ajudar. Os relés têm dois tipos de atuação NA e NF... conseguem-se "milagres" com circuitos lógicos...
Amílcar Rocha- Iniciante
- Mensagens : 9
Data de inscrição : 17/08/2020
Re: Fecho Central Corsa D
Amilcar Rocha, o problema não está no uso do relé, mas sim em que pretendo apenas corrente na alimentação do projeto apenas e só apenas quando fecho as portas com o fecho central.
Se usar a lâmpada do teto ( mesmo com o carro com as portas fechadas e lá dentro sentado) se abrir uma porta a luz vai ligar e o projeto ficaria com corrente, eu não pretendo isso.
Pretendo que ao fechar as portas apenas com o fecho central no comando faça ligar um led tal como o que tem na consola central a indicar que o imobilizador está ligado.
Já me ocorreu ir buscar a corrente a esse led... mas só o trabalho que dá a desmontar quase metade da consola central...
Se usar a lâmpada do teto ( mesmo com o carro com as portas fechadas e lá dentro sentado) se abrir uma porta a luz vai ligar e o projeto ficaria com corrente, eu não pretendo isso.
Pretendo que ao fechar as portas apenas com o fecho central no comando faça ligar um led tal como o que tem na consola central a indicar que o imobilizador está ligado.
Já me ocorreu ir buscar a corrente a esse led... mas só o trabalho que dá a desmontar quase metade da consola central...
goncaljo- Amador
- Mensagens : 290
Data de inscrição : 28/06/2016
Idade : 46
Re: Fecho Central Corsa D
Experimenta ligar ao isqueiro, não sei se a corrente fica constante ou desliga ao fechar o carro.., fica a ideia...goncaljo escreveu:Amilcar Rocha, o problema não está no uso do relé, mas sim em que pretendo apenas corrente na alimentação do projeto apenas e só apenas quando fecho as portas com o fecho central.
Se usar a lâmpada do teto ( mesmo com o carro com as portas fechadas e lá dentro sentado) se abrir uma porta a luz vai ligar e o projeto ficaria com corrente, eu não pretendo isso.
Pretendo que ao fechar as portas apenas com o fecho central no comando faça ligar um led tal como o que tem na consola central a indicar que o imobilizador está ligado.
Já me ocorreu ir buscar a corrente a esse led... mas só o trabalho que dá a desmontar quase metade da consola central...
ric- Aceleras
- Mensagens : 803
Data de inscrição : 25/10/2014
Re: Fecho Central Corsa D
Ric, a ligação ao esqueiro foi a minha primeira ideia, mas depois reparei que ao desligar a ignição também ele fica sem corrente. A ideia é arranjar um ponto com corrente( +12v) apenas quando fecho as portas e que fique sem corrente( 0v) quando as abro.ric escreveu:Experimenta ligar ao isqueiro, não sei se a corrente fica constante ou desliga ao fechar o carro.., fica a ideia...goncaljo escreveu:Amilcar Rocha, o problema não está no uso do relé, mas sim em que pretendo apenas corrente na alimentação do projeto apenas e só apenas quando fecho as portas com o fecho central.
Se usar a lâmpada do teto ( mesmo com o carro com as portas fechadas e lá dentro sentado) se abrir uma porta a luz vai ligar e o projeto ficaria com corrente, eu não pretendo isso.
Pretendo que ao fechar as portas apenas com o fecho central no comando faça ligar um led tal como o que tem na consola central a indicar que o imobilizador está ligado.
Já me ocorreu ir buscar a corrente a esse led... mas só o trabalho que dá a desmontar quase metade da consola central...
Dái eu me lembrar do fecho central, pois ao abrir ele passa corrente num fio e desliga o outro.
São dois fios de alimentação independentes, um para a abertura e outro para o fecho, em cada um fica com corrente alternadamente...
Vou ver se consigo descobrir com o multimetro na ficha da porta.
goncaljo- Amador
- Mensagens : 290
Data de inscrição : 28/06/2016
Idade : 46
Re: Fecho Central Corsa D
goncaljo escreveu:Amilcar Rocha, o problema não está no uso do relé, mas sim em que pretendo apenas corrente na alimentação do projeto apenas e só apenas quando fecho as portas com o fecho central.
Se usar a lâmpada do teto ( mesmo com o carro com as portas fechadas e lá dentro sentado) se abrir uma porta a luz vai ligar e o projeto ficaria com corrente, eu não pretendo isso.
Pretendo que ao fechar as portas apenas com o fecho central no comando faça ligar um led tal como o que tem na consola central a indicar que o imobilizador está ligado.
Já me ocorreu ir buscar a corrente a esse led... mas só o trabalho que dá a desmontar quase metade da consola central...
Olá Goncalijo. Não tinha entendido a totalidade do seu problema, pois fiquei focado no fecho das portas, quando o fulcro do problema é no "trancar" das portas...
Amílcar Rocha- Iniciante
- Mensagens : 9
Data de inscrição : 17/08/2020
Re: Fecho Central Corsa D
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Amílcar Rocha- Iniciante
- Mensagens : 9
Data de inscrição : 17/08/2020
Re: Fecho Central Corsa D
Continuo a não entender muito bem... veja se isto serve aos seus propósitos porque estive a ver as ligações dos atuadores das portas e fiquei com duvidas se é por aí o caminho uma vez que, pelo que me apercebi, o positivo e a massa alternam as posições, conforme se que fechar ou abrir as postas...
Amílcar Rocha- Iniciante
- Mensagens : 9
Data de inscrição : 17/08/2020
Re: Fecho Central Corsa D
Amilcar Rocha, por acaso já havia reparado nisso ao retirar a ficha da porta e realizado medições. Vou analisar melhor os diagramas elétricos do carro e ver a melhor forma de o ligar. em último caso uso um interruptor externo.
goncaljo- Amador
- Mensagens : 290
Data de inscrição : 28/06/2016
Idade : 46
Re: Fecho Central Corsa D
Vou ver se a sua forma resulta e depois direi algo...
goncaljo- Amador
- Mensagens : 290
Data de inscrição : 28/06/2016
Idade : 46
Amílcar Rocha gosta desta mensagem
Re: Fecho Central Corsa D
Pelo que medi e verifiquei com multímetro no conector da porta, exis lá 12v permanentes e massa em dois dos fios.
O fecho e abertura das portas é feito através de um impulso com duração de 1 segundo de +12v em fios separados
Foto do conector:
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Foto dos fios no conector:
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O 1º do lado direito da imagem, grosso castanho com risca amarela é de 12v constantes.
O fio logo abaixo desse, amarelo com risca vermelha, faz o trancamento das portas
O fio ao lado deste último, castanho com risca amarela é o que manda o impulso positivo para o destrancamento das portas.
Já consegui com a ajuda de 2 relés auxiliares, colocar o projeto, por exemplo e para ser mais fácil de entender digamos que é uma lâmpada, a dita lâmpada acende apenas com a ordem de fechar as portas e se der no comando ordem de abrir ela desliga.
Está a funcionar como devido. Agora uma outra questão... o meu carro está com a tranca de porta ativa em andamento( não quero desligar esta função por questões de segurança do condutor e passageiros). Ora se as portas vão ser trancadas, automaticamente a lâmpada vai acender! Eu pretendo evitar que isso aconteça.
Aqui ficam imagens do teste realizado em software, irei testar na realidade este fim de semana.
Estado inicial: chave fora da ignição e carro desligado
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Fecho das portas atrás do comando da chave
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ao dar a ordem de abertura das portas com o comando da chave
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Estes 2 relés vão ser substituídos por biestável( relé com 2 bobines e 2 conjuntos de contactos 1NA e 1 NO) igual a este:[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
O fecho e abertura das portas é feito através de um impulso com duração de 1 segundo de +12v em fios separados
Foto do conector:
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Foto dos fios no conector:
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O 1º do lado direito da imagem, grosso castanho com risca amarela é de 12v constantes.
O fio logo abaixo desse, amarelo com risca vermelha, faz o trancamento das portas
O fio ao lado deste último, castanho com risca amarela é o que manda o impulso positivo para o destrancamento das portas.
Já consegui com a ajuda de 2 relés auxiliares, colocar o projeto, por exemplo e para ser mais fácil de entender digamos que é uma lâmpada, a dita lâmpada acende apenas com a ordem de fechar as portas e se der no comando ordem de abrir ela desliga.
Está a funcionar como devido. Agora uma outra questão... o meu carro está com a tranca de porta ativa em andamento( não quero desligar esta função por questões de segurança do condutor e passageiros). Ora se as portas vão ser trancadas, automaticamente a lâmpada vai acender! Eu pretendo evitar que isso aconteça.
Aqui ficam imagens do teste realizado em software, irei testar na realidade este fim de semana.
Estado inicial: chave fora da ignição e carro desligado
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Fecho das portas atrás do comando da chave
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Ao dar a ordem de abertura das portas com o comando da chave
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Estes 2 relés vão ser substituídos por biestável( relé com 2 bobines e 2 conjuntos de contactos 1NA e 1 NO) igual a este:[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
goncaljo- Amador
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Data de inscrição : 28/06/2016
Idade : 46
Re: Fecho Central Corsa D
Os seja, enquanto o carro estiver a trabalhar e com chave na ignição o sistema deve permanecer desligado sem poder ser ativo. Ao tirar a chave da ignição ele deve poder ser ativo através do fecho das portas.
goncaljo- Amador
- Mensagens : 290
Data de inscrição : 28/06/2016
Idade : 46
Re: Fecho Central Corsa D
Saudações caros companheiros,
Consegui deslindar o caso e aqui fica o esquema da instalação a fazer caso pretendam aplicar no vosso carro. Este circuito serve até para fazer aqueles falsos alarmes para carro e ao fim parece um original instalado.
Muito obrigado a todos que ajudaram.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Caso pretendam montar o pequeno circuito do led a a piscar, os materiais são:
R1-> 1K 1/4w
R2-> 10K 1/4w
R3-> 8.2K 1/4w
C1-> condensador eletrolítico 220uF/16v
Q1-> optoacoplador PC817( encontram em fontes de alimentação do pc)
D7-> LED vermelho alto brilho
Suporte para o led caso pretendam fixar na porta ou no tablier( terão que fazer furo com broca de 5mm) no caso de não haver já um local onde o colocar
RL1 e 2-> Relé 12VDC 15A SPDT (5 pinos) - Rayex LEG-12F
RL3-> Relé 12VDC 2A DPDT (8 pinos) - Finder 302270120010
D1 a D6-> díodo retificador 1N4007
CN2-> Terminal de parafuso para PCB de 2 contactos( para ligar o led que fica fora da placa)
CN3-> Terminal de parafuso para PCB de 5 contactos (podem usar 3 de 2 contactos)
Caixa para guardar o projeto 85 x 55 x 30 mm da Velleman ref: WCAH2855 (apenas indico esta caixa pois era que tinha disponível e a placa feita ao certo, cabe lá o circuito todo sem folgas. Terão de fazer furos para as saídas dos fios nas laterais)
Consegui deslindar o caso e aqui fica o esquema da instalação a fazer caso pretendam aplicar no vosso carro. Este circuito serve até para fazer aqueles falsos alarmes para carro e ao fim parece um original instalado.
Muito obrigado a todos que ajudaram.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Caso pretendam montar o pequeno circuito do led a a piscar, os materiais são:
R1-> 1K 1/4w
R2-> 10K 1/4w
R3-> 8.2K 1/4w
C1-> condensador eletrolítico 220uF/16v
Q1-> optoacoplador PC817( encontram em fontes de alimentação do pc)
D7-> LED vermelho alto brilho
Suporte para o led caso pretendam fixar na porta ou no tablier( terão que fazer furo com broca de 5mm) no caso de não haver já um local onde o colocar
RL1 e 2-> Relé 12VDC 15A SPDT (5 pinos) - Rayex LEG-12F
RL3-> Relé 12VDC 2A DPDT (8 pinos) - Finder 302270120010
D1 a D6-> díodo retificador 1N4007
CN2-> Terminal de parafuso para PCB de 2 contactos( para ligar o led que fica fora da placa)
CN3-> Terminal de parafuso para PCB de 5 contactos (podem usar 3 de 2 contactos)
Caixa para guardar o projeto 85 x 55 x 30 mm da Velleman ref: WCAH2855 (apenas indico esta caixa pois era que tinha disponível e a placa feita ao certo, cabe lá o circuito todo sem folgas. Terão de fazer furos para as saídas dos fios nas laterais)
goncaljo- Amador
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Data de inscrição : 28/06/2016
Idade : 46
Re: Fecho Central Corsa D
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Placa PCB do circuito 74*47mm. Se quiserem, e na minha opinião é o melhor a fazer, será montar o circuito numa stripboard/veroboard de furos ou linhas e montar ao gosto. O meu foi montado numa stripboard de linhas e ficou muito bom.
Em todo o caso se não podem sempre aproveitar os pernos dos díodos e fazer a montagem sem placa, unindo os componentes diretamente entre eles usando as próprias pernas dos componentes e alguns fios ou arames de cobre.
NOTA: OS CANTOS A VERDE CLARO SÃO PARA CORTAR 7X7 PARA CABER NA CAIXA
Placa PCB do circuito 74*47mm. Se quiserem, e na minha opinião é o melhor a fazer, será montar o circuito numa stripboard/veroboard de furos ou linhas e montar ao gosto. O meu foi montado numa stripboard de linhas e ficou muito bom.
Em todo o caso se não podem sempre aproveitar os pernos dos díodos e fazer a montagem sem placa, unindo os componentes diretamente entre eles usando as próprias pernas dos componentes e alguns fios ou arames de cobre.
NOTA: OS CANTOS A VERDE CLARO SÃO PARA CORTAR 7X7 PARA CABER NA CAIXA
goncaljo- Amador
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Data de inscrição : 28/06/2016
Idade : 46
Re: Fecho Central Corsa D
Desenho do esquema atualizado e mais simples de entender:
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goncaljo- Amador
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Idade : 46
Re: Fecho Central Corsa D
Desenho da PCI feita no Proteus
No link acima encontram o esquema da placa feita de um modo profissional e com uma vista 3D dos componentes para terem uma ideia do resultado final
No link acima encontram o esquema da placa feita de um modo profissional e com uma vista 3D dos componentes para terem uma ideia do resultado final
goncaljo- Amador
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