Problemas com o alarme e a bateria após instalação de rádio
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Problemas com o alarme e a bateria após instalação de rádio
Boa noite a todos.
O meu filho é proprietário de um Corsa 1.2, de 1995, e pediu-me para lhe mudar o rádio, uma vez que o Grundig original era muito limitado, para os standards actuais. Como já o fiz nos vários carros, que tive, e não é um processo que se possa dizer difícil, fui à "guerra".
Não posso dizer que me tenha corrido mal... na altura, o radio funcionava na perfeição, com excepção dos presets porque, com o voltímetro, não encontrei nenhum ponto com 12 V constantes, nas fichas DIN...
Após a instalação do rádio, e casualmente, durante os quatro ou cinco dias seguintes, ninguém pegou no carro. Quando o meu filho teve necessidade dele, e para o nosso espanto, nenhuma luz do quadrante acendia... a bateria é nova, foi comprada nem à um mês.
Medi a DDP, nos bornes da bateria, e era de 1,5 V. Liguei uns cabos e o carro pegou logo mas disparou um alarme, de que eu desconhecia a existência. Consegui silencia-lo abrindo e fechando a fechadura, do lado do condutor, e fiquei lá sensivelmente meia hora, para a bateria carregar. Medi novamente a DDP, com o carro a trabalhar, e era de 14,5 V, portanto o alternador OK... como já tinha escurecido, quando desliguei o carro, constatei para meu espanto que a consola que mostra a hora/data/temperatura e o novo rádio estavam retro iluminados...
A informação que existe na NET não é muita, mas consegui entender que a situação exposta é provavelmente a origem da drenagem da bateria.
Alguém sabe como contornar estes problemas?
Com posso desligar o alarme? Tentei fixar a chave, no lado do condutor, toda rodada à esquerda e durante 30 segundos. O alarme não desativou...
Como posso "apagar" a retro iluminação da consola e do rádio?
Agradeço toda a atenção despendida e toda a ajuda que me possam dar.
Um bem haja a todos.
O meu filho é proprietário de um Corsa 1.2, de 1995, e pediu-me para lhe mudar o rádio, uma vez que o Grundig original era muito limitado, para os standards actuais. Como já o fiz nos vários carros, que tive, e não é um processo que se possa dizer difícil, fui à "guerra".
Não posso dizer que me tenha corrido mal... na altura, o radio funcionava na perfeição, com excepção dos presets porque, com o voltímetro, não encontrei nenhum ponto com 12 V constantes, nas fichas DIN...
Após a instalação do rádio, e casualmente, durante os quatro ou cinco dias seguintes, ninguém pegou no carro. Quando o meu filho teve necessidade dele, e para o nosso espanto, nenhuma luz do quadrante acendia... a bateria é nova, foi comprada nem à um mês.
Medi a DDP, nos bornes da bateria, e era de 1,5 V. Liguei uns cabos e o carro pegou logo mas disparou um alarme, de que eu desconhecia a existência. Consegui silencia-lo abrindo e fechando a fechadura, do lado do condutor, e fiquei lá sensivelmente meia hora, para a bateria carregar. Medi novamente a DDP, com o carro a trabalhar, e era de 14,5 V, portanto o alternador OK... como já tinha escurecido, quando desliguei o carro, constatei para meu espanto que a consola que mostra a hora/data/temperatura e o novo rádio estavam retro iluminados...
A informação que existe na NET não é muita, mas consegui entender que a situação exposta é provavelmente a origem da drenagem da bateria.
Alguém sabe como contornar estes problemas?
Com posso desligar o alarme? Tentei fixar a chave, no lado do condutor, toda rodada à esquerda e durante 30 segundos. O alarme não desativou...
Como posso "apagar" a retro iluminação da consola e do rádio?
Agradeço toda a atenção despendida e toda a ajuda que me possam dar.
Um bem haja a todos.
Amílcar Rocha- Iniciante
- Mensagens : 9
Data de inscrição : 17/08/2020
Re: Problemas com o alarme e a bateria após instalação de rádio
O alarme é de origem ou já veio montado no carro?
Se foi montado por fora, que é o mais certo, pois desconheço alarme de origem nesse carro, basta ir à centralina dele e desliga-lo com a chave dele ou simplesmente desliga-lo da bateria.
A consola fica iluminada com a chave fora, ou apenas rodada para a posição 0 mas inserida?
Fuga de corrente tem de certeza. O mais cero é ter feito mal a ligação de algum fio quando montou o rádio novo. O caso alguma vez aconteceu no antigo ou foi só após montar o novo?
Se foi após montar o novo, aconselho a verificar o seguinte:
- Desligar o rádio todo
- Com a chave na ignição, rodar até ao pré arranque( apenas liga as luzes do quadrante)
- Verificar nos fios do rádio( sem o ligar lá) se existe algum com corrente.
- Por norma nos de origem existe um com +12v constante e um que só fica no pós chave.
- Verificar a ligação à massa.
Se possível anexe aqui uma foto das ligações do rádio original e do novo, sempre é mais fácil de verificar a ajuda.
Se foi montado por fora, que é o mais certo, pois desconheço alarme de origem nesse carro, basta ir à centralina dele e desliga-lo com a chave dele ou simplesmente desliga-lo da bateria.
A consola fica iluminada com a chave fora, ou apenas rodada para a posição 0 mas inserida?
Fuga de corrente tem de certeza. O mais cero é ter feito mal a ligação de algum fio quando montou o rádio novo. O caso alguma vez aconteceu no antigo ou foi só após montar o novo?
Se foi após montar o novo, aconselho a verificar o seguinte:
- Desligar o rádio todo
- Com a chave na ignição, rodar até ao pré arranque( apenas liga as luzes do quadrante)
- Verificar nos fios do rádio( sem o ligar lá) se existe algum com corrente.
- Por norma nos de origem existe um com +12v constante e um que só fica no pós chave.
- Verificar a ligação à massa.
Se possível anexe aqui uma foto das ligações do rádio original e do novo, sempre é mais fácil de verificar a ajuda.
goncaljo- Amador
- Mensagens : 290
Data de inscrição : 28/06/2016
Idade : 46
Amílcar Rocha gosta desta mensagem
Re: Problemas com o alarme e a bateria após instalação de rádio
Bom dia Gocalijo, antes de mais agradeço a sua resposta e o empenho demonstrado.
Relativamente às suas questões, que são pertinentes, o alarme é de origem e o carro (foto 1) veio sem chave para o desativar. Foi uma doação do avô para o neto, e entretanto, o meu sogro faleceu, portanto, se houve chaves, desapareceram. Quanto à consola esta fica iluminada, assim como o rádio, com o carro estacionado, sem chave no interior (antes de encontrar o club, li um comentário, num fórum inglês, em que alguém se queixava precisamente deste assunto, mas não eram apresentadas soluções). No que diz respeito à montagem do rádio, contrariamente às montagens anteriores, este não implicou alterações do circuito /cablagem. A única coisa que fiz foi separar as fichas DIN. De origem, as fichas (três) formavam um único bloco, e o rádio instalado só precisava de duas delas. Como as fichas DIN são de configuração única, não havendo hipótese de troca, separei a que não era necessária e conectei as outras.
Por último, quanto à tensão nos bornes das ficha DIN, medi todos, com a chave na posição 0, e não encontrei 12 V em nenhuma...
Pelo que me apercebi, após visualizar vários tutoriais (youtube, fóruns, etc), a minha situação estará relacionada com o alarme...
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foto 1
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Relativamente às suas questões, que são pertinentes, o alarme é de origem e o carro (foto 1) veio sem chave para o desativar. Foi uma doação do avô para o neto, e entretanto, o meu sogro faleceu, portanto, se houve chaves, desapareceram. Quanto à consola esta fica iluminada, assim como o rádio, com o carro estacionado, sem chave no interior (antes de encontrar o club, li um comentário, num fórum inglês, em que alguém se queixava precisamente deste assunto, mas não eram apresentadas soluções). No que diz respeito à montagem do rádio, contrariamente às montagens anteriores, este não implicou alterações do circuito /cablagem. A única coisa que fiz foi separar as fichas DIN. De origem, as fichas (três) formavam um único bloco, e o rádio instalado só precisava de duas delas. Como as fichas DIN são de configuração única, não havendo hipótese de troca, separei a que não era necessária e conectei as outras.
Por último, quanto à tensão nos bornes das ficha DIN, medi todos, com a chave na posição 0, e não encontrei 12 V em nenhuma...
Pelo que me apercebi, após visualizar vários tutoriais (youtube, fóruns, etc), a minha situação estará relacionada com o alarme...
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foto 1
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Amílcar Rocha- Iniciante
- Mensagens : 9
Data de inscrição : 17/08/2020
Re: Problemas com o alarme e a bateria após instalação de rádio
Ao ver esta última foto, deveria ter os 12v constantes no fio amarelo. Trata-se do fio que alimenta a memória do rádio e ele é direto à bateria com fusível para que ao desligar o carro e a ignição este não perca as estações de rádio memorizadas.
Nesse fio deveria ter sempre 12v... o vermelho é o que origina o rádio ligar-se após dar à chave na ignição.
Quanto ao problema do alarme irei aprofundar melhor o assunto e logo que possível irei dar novidades.
A consola deveria apagar ao retirar a chave da ignição e ter desligado as luzes... muito estranho ficar ligada... pode ter algum fio a fazer passagem à massa ou a encostar onde não deve, irei ver isso também.
Nesse fio deveria ter sempre 12v... o vermelho é o que origina o rádio ligar-se após dar à chave na ignição.
Quanto ao problema do alarme irei aprofundar melhor o assunto e logo que possível irei dar novidades.
A consola deveria apagar ao retirar a chave da ignição e ter desligado as luzes... muito estranho ficar ligada... pode ter algum fio a fazer passagem à massa ou a encostar onde não deve, irei ver isso também.
goncaljo- Amador
- Mensagens : 290
Data de inscrição : 28/06/2016
Idade : 46
Amílcar Rocha gosta desta mensagem
Re: Problemas com o alarme e a bateria após instalação de rádio
De acordo com informações num forum internacional, o problema do alarme pode ser resolvido eliminando o mesmo da instalação elétrica do carro. Como???
Simplesmente, basta para isso e de acordo com eles, verificar se existe algum microswitch em alguma das portas da frente( condutor ou passageiro).
A centralina do alarme estará alojada por baixo do porta luvas. Basta seguir os fios e ir eliminando um a um da respetiva ligação existente.
A buzina estará no compartimento do motor. Basta desliga-la e principalmente antes de fazer seja o que fôr deve começar por desligar o negativo da bateria e o positivo( por esta ordem) a fim de cortar a alimentação de tudo eletrónico no carro, evitando problemas de maior.
Isolar bem os fios sem ligação e as àreas onde retira os fios da centralina.
A consola ficar acesa é normal pois no da minha esposa isso acontece, mas nunca após tirar a chave. pode ser que ao eliminar o alarme isso se resolva, pois tudo aponta para um fio a dar passagem para onde não deve.
Este procedimento de eliminar o alarme é demorado, mas com calma tudo se faz.
Simplesmente, basta para isso e de acordo com eles, verificar se existe algum microswitch em alguma das portas da frente( condutor ou passageiro).
A centralina do alarme estará alojada por baixo do porta luvas. Basta seguir os fios e ir eliminando um a um da respetiva ligação existente.
A buzina estará no compartimento do motor. Basta desliga-la e principalmente antes de fazer seja o que fôr deve começar por desligar o negativo da bateria e o positivo( por esta ordem) a fim de cortar a alimentação de tudo eletrónico no carro, evitando problemas de maior.
Isolar bem os fios sem ligação e as àreas onde retira os fios da centralina.
A consola ficar acesa é normal pois no da minha esposa isso acontece, mas nunca após tirar a chave. pode ser que ao eliminar o alarme isso se resolva, pois tudo aponta para um fio a dar passagem para onde não deve.
Este procedimento de eliminar o alarme é demorado, mas com calma tudo se faz.
goncaljo- Amador
- Mensagens : 290
Data de inscrição : 28/06/2016
Idade : 46
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Re: Problemas com o alarme e a bateria após instalação de rádio
Muito obrigado Gocalijo.
Amílcar Rocha- Iniciante
- Mensagens : 9
Data de inscrição : 17/08/2020
Re: Problemas com o alarme e a bateria após instalação de rádio
Boa noite
Tenho o mesmo alarme original no meu corsa b de 95 (mas o 1.5td) e tenho um autoradio que não o original e nunca tive problemas. Não fui eu quem o instalou, já comprei assim, ligado com as fichas iso mas o alarme encontra-se activo a funcionar em paralelo.
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Tenho o mesmo alarme original no meu corsa b de 95 (mas o 1.5td) e tenho um autoradio que não o original e nunca tive problemas. Não fui eu quem o instalou, já comprei assim, ligado com as fichas iso mas o alarme encontra-se activo a funcionar em paralelo.
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Phalanx- Iniciante
- Mensagens : 19
Data de inscrição : 09/02/2016
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Re: Problemas com o alarme e a bateria após instalação de rádio
Boa tarde, e muito obrigado a todos os que foram opinando relativamente a este assunto.
Durante o tempo em que tive o problema, fui procurando "resposta" na vastidão da internet. Encontrei-a no local menos provável... wikipédia. Aí fiquei a saber que as fichas ISO (que alimentam o auto-rádio, colunas, etc) são universais mas as ligações são feitas de acordo com as necessidades dos fabricantes dos carros... ora bolas!!!
Desmontei o auto rádio e refiz as ligações, de acordo com o fabricante do mesmo. Ficou tudo a funcionar como devia. Problema resolvido.
Durante o tempo em que tive o problema, fui procurando "resposta" na vastidão da internet. Encontrei-a no local menos provável... wikipédia. Aí fiquei a saber que as fichas ISO (que alimentam o auto-rádio, colunas, etc) são universais mas as ligações são feitas de acordo com as necessidades dos fabricantes dos carros... ora bolas!!!
Desmontei o auto rádio e refiz as ligações, de acordo com o fabricante do mesmo. Ficou tudo a funcionar como devia. Problema resolvido.
Amílcar Rocha- Iniciante
- Mensagens : 9
Data de inscrição : 17/08/2020
Re: Problemas com o alarme e a bateria após instalação de rádio
ainda bem que resolveu o problema.
goncaljo- Amador
- Mensagens : 290
Data de inscrição : 28/06/2016
Idade : 46
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