Clube Corsa Portugal
Bem vindo caro visitante,

Para conseguir aceder às totais funcionalidades do fórum, deverá registar-se e efectuar a apresentação.

Conseguirá aceder a mais áreas técnicas, fazer questões, dar opiniões e apresentar o seu projecto a todos os membros.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Clube Corsa Portugal
Bem vindo caro visitante,

Para conseguir aceder às totais funcionalidades do fórum, deverá registar-se e efectuar a apresentação.

Conseguirá aceder a mais áreas técnicas, fazer questões, dar opiniões e apresentar o seu projecto a todos os membros.
Clube Corsa Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Noções básicas - Alinhamento da Direcção

4 participantes

Ir para baixo

Noções básicas - Alinhamento da Direcção Empty Noções básicas - Alinhamento da Direcção

Mensagem por Convidad Qua 16 maio - 16:47:06

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Um mau alinhamento da direcção faz com que as rodas não se dirijam no mesmo sentido, sendo uma das formas mais importantes do aumento dos custos operacionais.

Os problemas que advêm de um mau alinhamento da direcção são:

Desgaste prematuro dos pneumáticos
Uma má geometria é causa de desgaste prematuro dos pneumáticos. 1 mm de desarranjo do paralelismo de uma roda provoca 7% de perda de rendimento quilométrico do pneumático.

Aumento do consumo de carburante devido ao aumento da resistência ao avanço
42% do consumo de carburante é absorvido pela resistência ao avanço do veículo (não confundir com o coeficiente de penetração ao ar – CX). O alinhamento da direcção influencia determinantemente essa resistência ao avanço.

Mau comportamento na estrada do veículo
O comportamento na estrada de um veículo, a segurança e o conforto do condutor, dependem do alinhamento das rodas.

Fatiga do condutor
Um mau alinhamento das rodas vai perturbar o comportamento do veículo, sendo necessário um esforço suplementar e continuado para o seu domínio.

Fatiga dos componentes mecânicos
Quando as rodas não são paralelas entre si, as peças da direcção e da suspensão desgastam-se prematuramente.

É fácil constatar que um mau alinhamento provoca um desgaste prematuro dos pneumáticos. Os outros efeitos de um mau alinhamento são dificilmente perceptíveis. No entanto, um mau alinhamento aumenta a resistência ao avanço, o que é um factor importante no consumo de combustível.

Recomenda-se a verificação do alinhamento da direcção uma ou duas vezes por ano como medida de manutenção preventiva, a fim de evitar despesas suplementares de exploração do veículo. Uma medida que assume um carácter ainda mais importante nos veículos pesados: estima-se que cerca de 70% dos camiões com eixos duplos circulam desalinhados, levando ao arrastamento de dez rodas em simultâneo.

O alinhamento da direcção deve ser sempre feito quando é efectuada manutenção em algum componente que esteja ligado á direcção (por exemplo amortecedores, molas, etc etc.) pois ao trabalhar nesses componentes as afinações são alteradas.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Noções básicas - Alinhamento da Direcção Empty Re: Noções básicas - Alinhamento da Direcção

Mensagem por Convidad Qua 16 maio - 17:21:19

Impecável Very Happy

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Noções básicas - Alinhamento da Direcção Empty Re: Noções básicas - Alinhamento da Direcção

Mensagem por Cascas Qua 16 maio - 18:08:35

Boa Info! Wink
Cascas
Cascas
Amador
Amador

Mensagens : 72
Data de inscrição : 14/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Noções básicas - Alinhamento da Direcção Empty Re: Noções básicas - Alinhamento da Direcção

Mensagem por Meu Qui 17 maio - 16:13:29

muito bom Wink
Meu
Meu
Aceleras
Aceleras

Masculino Mensagens : 369
Data de inscrição : 14/05/2012
Idade : 33
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Noções básicas - Alinhamento da Direcção Empty Re: Noções básicas - Alinhamento da Direcção

Mensagem por Convidad Sex 18 maio - 16:40:22

Algo muito descurado e que é muito importante.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Noções básicas - Alinhamento da Direcção Empty Re: Noções básicas - Alinhamento da Direcção

Mensagem por Convidad Ter 25 Set - 23:58:16

X2

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Noções básicas - Alinhamento da Direcção Empty Re: Noções básicas - Alinhamento da Direcção

Mensagem por Missigno Ter 30 Abr - 12:37:24

Muito bom, recentemente tive a minha direcção a ir po lado esquerdo, para andar esquerdo, tinha que tar com o centro do volante virado po indicador de gasoleo, que confusão que fazia lol

Missigno
Amador
Amador

Masculino Mensagens : 95
Data de inscrição : 18/02/2013
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Noções básicas - Alinhamento da Direcção Empty Re: Noções básicas - Alinhamento da Direcção

Mensagem por Zé do Boné Qua 12 Jun - 21:35:27

Há muito labrego a alinhar mal as direcções, não é assim tão fácil como se pensa

Zé do Boné
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 22
Data de inscrição : 05/04/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Noções básicas - Alinhamento da Direcção Empty Re: Noções básicas - Alinhamento da Direcção

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos