Noções básicas - Alinhamento da Direcção
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Noções básicas - Alinhamento da Direcção
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Um mau alinhamento da direcção faz com que as rodas não se dirijam no mesmo sentido, sendo uma das formas mais importantes do aumento dos custos operacionais.
Os problemas que advêm de um mau alinhamento da direcção são:
Desgaste prematuro dos pneumáticos
Uma má geometria é causa de desgaste prematuro dos pneumáticos. 1 mm de desarranjo do paralelismo de uma roda provoca 7% de perda de rendimento quilométrico do pneumático.
Aumento do consumo de carburante devido ao aumento da resistência ao avanço
42% do consumo de carburante é absorvido pela resistência ao avanço do veículo (não confundir com o coeficiente de penetração ao ar – CX). O alinhamento da direcção influencia determinantemente essa resistência ao avanço.
Mau comportamento na estrada do veículo
O comportamento na estrada de um veículo, a segurança e o conforto do condutor, dependem do alinhamento das rodas.
Fatiga do condutor
Um mau alinhamento das rodas vai perturbar o comportamento do veículo, sendo necessário um esforço suplementar e continuado para o seu domínio.
Fatiga dos componentes mecânicos
Quando as rodas não são paralelas entre si, as peças da direcção e da suspensão desgastam-se prematuramente.
É fácil constatar que um mau alinhamento provoca um desgaste prematuro dos pneumáticos. Os outros efeitos de um mau alinhamento são dificilmente perceptíveis. No entanto, um mau alinhamento aumenta a resistência ao avanço, o que é um factor importante no consumo de combustível.
Recomenda-se a verificação do alinhamento da direcção uma ou duas vezes por ano como medida de manutenção preventiva, a fim de evitar despesas suplementares de exploração do veículo. Uma medida que assume um carácter ainda mais importante nos veículos pesados: estima-se que cerca de 70% dos camiões com eixos duplos circulam desalinhados, levando ao arrastamento de dez rodas em simultâneo.
O alinhamento da direcção deve ser sempre feito quando é efectuada manutenção em algum componente que esteja ligado á direcção (por exemplo amortecedores, molas, etc etc.) pois ao trabalhar nesses componentes as afinações são alteradas.
Um mau alinhamento da direcção faz com que as rodas não se dirijam no mesmo sentido, sendo uma das formas mais importantes do aumento dos custos operacionais.
Os problemas que advêm de um mau alinhamento da direcção são:
Desgaste prematuro dos pneumáticos
Uma má geometria é causa de desgaste prematuro dos pneumáticos. 1 mm de desarranjo do paralelismo de uma roda provoca 7% de perda de rendimento quilométrico do pneumático.
Aumento do consumo de carburante devido ao aumento da resistência ao avanço
42% do consumo de carburante é absorvido pela resistência ao avanço do veículo (não confundir com o coeficiente de penetração ao ar – CX). O alinhamento da direcção influencia determinantemente essa resistência ao avanço.
Mau comportamento na estrada do veículo
O comportamento na estrada de um veículo, a segurança e o conforto do condutor, dependem do alinhamento das rodas.
Fatiga do condutor
Um mau alinhamento das rodas vai perturbar o comportamento do veículo, sendo necessário um esforço suplementar e continuado para o seu domínio.
Fatiga dos componentes mecânicos
Quando as rodas não são paralelas entre si, as peças da direcção e da suspensão desgastam-se prematuramente.
É fácil constatar que um mau alinhamento provoca um desgaste prematuro dos pneumáticos. Os outros efeitos de um mau alinhamento são dificilmente perceptíveis. No entanto, um mau alinhamento aumenta a resistência ao avanço, o que é um factor importante no consumo de combustível.
Recomenda-se a verificação do alinhamento da direcção uma ou duas vezes por ano como medida de manutenção preventiva, a fim de evitar despesas suplementares de exploração do veículo. Uma medida que assume um carácter ainda mais importante nos veículos pesados: estima-se que cerca de 70% dos camiões com eixos duplos circulam desalinhados, levando ao arrastamento de dez rodas em simultâneo.
O alinhamento da direcção deve ser sempre feito quando é efectuada manutenção em algum componente que esteja ligado á direcção (por exemplo amortecedores, molas, etc etc.) pois ao trabalhar nesses componentes as afinações são alteradas.
Convidad- Convidado
Cascas- Amador
- Mensagens : 72
Data de inscrição : 14/05/2012
Meu- Aceleras
- Mensagens : 369
Data de inscrição : 14/05/2012
Idade : 33
Localização : Leiria
Re: Noções básicas - Alinhamento da Direcção
Algo muito descurado e que é muito importante.
Convidad- Convidado
Re: Noções básicas - Alinhamento da Direcção
Muito bom, recentemente tive a minha direcção a ir po lado esquerdo, para andar esquerdo, tinha que tar com o centro do volante virado po indicador de gasoleo, que confusão que fazia lol
Missigno- Amador
- Mensagens : 95
Data de inscrição : 18/02/2013
Idade : 34
Re: Noções básicas - Alinhamento da Direcção
Há muito labrego a alinhar mal as direcções, não é assim tão fácil como se pensa
Zé do Boné- Iniciante
- Mensagens : 22
Data de inscrição : 05/04/2013
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