Clube Corsa Portugal
Bem vindo caro visitante,

Para conseguir aceder às totais funcionalidades do fórum, deverá registar-se e efectuar a apresentação.

Conseguirá aceder a mais áreas técnicas, fazer questões, dar opiniões e apresentar o seu projecto a todos os membros.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Clube Corsa Portugal
Bem vindo caro visitante,

Para conseguir aceder às totais funcionalidades do fórum, deverá registar-se e efectuar a apresentação.

Conseguirá aceder a mais áreas técnicas, fazer questões, dar opiniões e apresentar o seu projecto a todos os membros.
Clube Corsa Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

REPARAÇÃO DO ALTERNADOR ( CORSA B 1.5 TD )

3 participantes

Ir para baixo

REPARAÇÃO DO ALTERNADOR ( CORSA B 1.5 TD ) Empty REPARAÇÃO DO ALTERNADOR ( CORSA B 1.5 TD )

Mensagem por rubysac Qua 23 maio - 20:46:45

Como anunciado venho aqui deixar-vos um manual feito por mim, na reparação do meu alternador.

Como é óbvio os procedimentos podem não ser os mais correctos, muitas das dificuldades que foram aparecendo pelo caminho foram sendo ultrapassadas à custa de improviso, nomeadamente na criação de ferramentas " Prensa caseira " e adaptações de ferramentas ( desbaste das garras o saca rolamentos ).

No manual faço uma abordagem mínima na parte eléctrica assim como a utilização do multímetro para o despiste das anomalias nos diversos componentes do alternador.

Tenho consciencia que poderá faltar mais informação técnica e outras anomalias que não foram mencionadas no manual, nomeadamente no despiste da falha em relação ao regulador de tensão, entre outras questões que só mesmo quem lida no dia à dia com alternadores poderá ter maior experiencia nessa abordagem.

De qualquer modo para quem teve física e tem o mínimo de conhecimento básico sobre as grandezas eléctricas, pode compreender a metodologia explicada, até porque as fotos falam por si.

Os únicos problemas críticos que me deparei na manutenção do alternador foi mesmo a colocação do colector, mas podem sempre mandar rectificar os aneis do usado.

Outra questão, após soldar os fios do estator à placa de diodos, deixar a altura correcta para que ao montar o alternador as pás do rotor não roçem no plástico do suporte do conjunto ( escovas ; placa de diodos ; regulador ), posso vos dizer que tive de desmanchá-lo 2 vezes refazendo as soldas para o ajuste em altura, para não roçar.

Quanto ao problema específico do alternador, com o carro a trabalhar a tensão aos bornos da bateria situava-se nos 11, 5 V, ao desligar o carro e os bornos da bateria a tensão voltava a subir para 12. 5 V.

Após analisar os componentes verifiquei que 2 diodos estavam em curto o que provocava uma sobrecarga do regulador de tensão fazendo com que a tensão de saída baixasse.

Daí a substituição da placa de diodos e por precaução a substituição do regulador tendo este sido submetido a uma sobrecarga por tempo indeterminado.

Por 75 € em componentes para o alternador + 15 € em material para criar a prensa, sempre se economizou uns bons euros, sabendo à partida que as peças de desgaste foram realmente substituidas e o trabalho feito, não de uma forma profissional devido à falta de ferramentas e de algum conhecimento, mas o que interessa é o resultado final. Smile

Só uma particularidade, que me esqueci de referenciar no manual, quando colocarem o colector novo, dar uma passagem ligeira de lixa muito fina nos aneis, só para retirar algumas e impurezas ou película de gordura do manuseamento, fazer o mesmo na área de contacto das escovas.

Este manual foi criado para dissipar algumas dúvidas no âmbito didático, pois nem tudo é tão díficil como parece, de qualquer modo quem se aventurar na manutenção do alternador corre por sua conta e risco.

Para abrir o pdf, actualizem para o Acrobat Reader última versão .


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Fonte COPT
rubysac
rubysac
Administrador

Mensagens : 299
Data de inscrição : 14/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

REPARAÇÃO DO ALTERNADOR ( CORSA B 1.5 TD ) Empty Re: REPARAÇÃO DO ALTERNADOR ( CORSA B 1.5 TD )

Mensagem por JFP Seg 6 Abr - 8:30:40

Boas, podias disponibilizar o link novamente, o que la esta não funciona. Já desmontei o meu, mas fiquei com umas dúvidas em relação a um freio que la estava, aquilo pareceu-me que alguém esteve a inventar. Ou podes enviar me pelo mail
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

JFP
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 1
Data de inscrição : 26/03/2015

Ir para o topo Ir para baixo

REPARAÇÃO DO ALTERNADOR ( CORSA B 1.5 TD ) Empty Re: REPARAÇÃO DO ALTERNADOR ( CORSA B 1.5 TD )

Mensagem por Adão Mendes Qua 27 Jan - 2:31:03

Olá RUBYSAC, agradeço desde já o teu post, pois é um assunto que me está a atormentar e, pela descrição que fizeste, a minha faz exactamente igual. Se puderes volta a partilhar o manual, ou envia-mo para [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Adão Mendes
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 1
Data de inscrição : 27/01/2016

Ir para o topo Ir para baixo

REPARAÇÃO DO ALTERNADOR ( CORSA B 1.5 TD ) Empty Re: REPARAÇÃO DO ALTERNADOR ( CORSA B 1.5 TD )

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos