Caixa de velocidades
3 participantes
Clube Corsa Portugal :: Área Técnica :: Mecânica :: Corsa D
Página 1 de 1
Caixa de velocidades
Boas camaradas
Gostaria de melhor o andamento e a dinâmica do meu Corsa D Street Edition, motorização já muito conhecida 1229CC 16V e 85CV, ora para isso ando a estudar a substituição da caixa de velocidades por uma com um escalonamento mais curto, pensei na caixa de 6 velocidades que equipa o 1.3 CDTi 95CV.
Alguém que já tenha feito, ou visto esta substituição, é plug and play? traria melhorias significativas?
Aguardo um feedback de quem tenha uma opinião acerca disto
Cumprimentos
Gostaria de melhor o andamento e a dinâmica do meu Corsa D Street Edition, motorização já muito conhecida 1229CC 16V e 85CV, ora para isso ando a estudar a substituição da caixa de velocidades por uma com um escalonamento mais curto, pensei na caixa de 6 velocidades que equipa o 1.3 CDTi 95CV.
Alguém que já tenha feito, ou visto esta substituição, é plug and play? traria melhorias significativas?
Aguardo um feedback de quem tenha uma opinião acerca disto
Cumprimentos
JPMX- Iniciante
- Mensagens : 19
Data de inscrição : 04/03/2015
Re: Caixa de velocidades
Não deve dar, podes é fazer uma short shift, ou então uma repro mesmo não tendo turbo é possível...
ric- Aceleras
- Mensagens : 803
Data de inscrição : 25/10/2014
Re: Caixa de velocidades
Obrigado pela resposta,
Esaa da short shift será que resulta? Isso era barato (cerca de 100€) e depois a montagem, é fácil de aplicar?
Em relação à repro, já me disseram que o valor pago não justifica o ganho (cerca de 5/6CV e 20Nm de binário) será praticamente imperceptível.
Mas estou aberto a sugestões para melhorar o carrito
Esaa da short shift será que resulta? Isso era barato (cerca de 100€) e depois a montagem, é fácil de aplicar?
Em relação à repro, já me disseram que o valor pago não justifica o ganho (cerca de 5/6CV e 20Nm de binário) será praticamente imperceptível.
Mas estou aberto a sugestões para melhorar o carrito
JPMX- Iniciante
- Mensagens : 19
Data de inscrição : 04/03/2015
Re: Caixa de velocidades
Normalmente short shift é feita manualmente, caso tenhas algum jeito consegues fazer tu mesmo.
Podes sempre acrescentar à repro um filtro de ar desportivo e um escape de rendimento...
Podes sempre acrescentar à repro um filtro de ar desportivo e um escape de rendimento...
ric- Aceleras
- Mensagens : 803
Data de inscrição : 25/10/2014
Re: Caixa de velocidades
Vou estudar a hipótese do short shift. Obrigado pela ajuda
Bom bom era substituir o motor por um 1.6T
Bom bom era substituir o motor por um 1.6T
JPMX- Iniciante
- Mensagens : 19
Data de inscrição : 04/03/2015
Re: Caixa de velocidades
short shift nao altera a relação de transmissão! so vai alterar o curso da manete das mudanças, ou seja deslocas menos a mao para passar de um 3 para 4 por exemplo.
A caixa de velocidades do 1.3cdti sendo de um diesel deve ser mais longa que a do teu o que nao vai de encontro aos teus objectivos.
A caixa de velocidades do 1.3cdti sendo de um diesel deve ser mais longa que a do teu o que nao vai de encontro aos teus objectivos.
Daniel 1.5DS- Amador
- Mensagens : 231
Data de inscrição : 21/09/2014
Localização : Coimbra
Re: Caixa de velocidades
Certo.
Epá a caixa do meu já é tão longa, ainda à caixas com relações mais longas?
Tudo bem que é diesel mas é de 6 logo nunca pode ser mais longa que a do meu.
Só para uma ideia, 160Km/h -> 4000rpm em 5a claro
Epá a caixa do meu já é tão longa, ainda à caixas com relações mais longas?
Tudo bem que é diesel mas é de 6 logo nunca pode ser mais longa que a do meu.
Só para uma ideia, 160Km/h -> 4000rpm em 5a claro
JPMX- Iniciante
- Mensagens : 19
Data de inscrição : 04/03/2015
Re: Caixa de velocidades
pois mas o diesel corta as 5000 rpm... a 120Km em 6a deve ir as 2500 rpm...
por ser de 6 velocidades é capas de ser mais escalonada ou seja o entreva-lo entre mudanças é menor. mas a 5 do diesel normalmente é mais longa que do a gasolina... pois os diesel fazem menos rpm e tem o binário max muito mais cedo.
mas realmente nao te sei diser se nessas duas caixas em especifico isto seja verdade
por ser de 6 velocidades é capas de ser mais escalonada ou seja o entreva-lo entre mudanças é menor. mas a 5 do diesel normalmente é mais longa que do a gasolina... pois os diesel fazem menos rpm e tem o binário max muito mais cedo.
mas realmente nao te sei diser se nessas duas caixas em especifico isto seja verdade
Daniel 1.5DS- Amador
- Mensagens : 231
Data de inscrição : 21/09/2014
Localização : Coimbra
Re: Caixa de velocidades
Hum, estou a ver...
E em relação à situação que tenho noutro tópico aqui no fórum,
Através do Torque Pro e de um dispositivo Bluetooth ligado ao OBDII consigo monitorizar todos os parâmetros do carro.
Desde inicio notei o carro estranho, parece que o carro está cortado, nota-se o desenvolver se pisarmos mas até um certo limite, ou seja, pisar 70% do acelerador ou 100% é igual.
No Torque Pro, já fiz vários testes e a carga do motor não passa dos 60% em situação alguma...
Já testei também o software e o dispositivo em mais 3 carros (gasolina, diesel, com turbo e sem turbo) e em todos eles a carga chega facilmente aos 100%
Será que numa oficina Bosch me conseguem desvendar esta situação?
Mais uma vez agradeço a todos
E em relação à situação que tenho noutro tópico aqui no fórum,
Através do Torque Pro e de um dispositivo Bluetooth ligado ao OBDII consigo monitorizar todos os parâmetros do carro.
Desde inicio notei o carro estranho, parece que o carro está cortado, nota-se o desenvolver se pisarmos mas até um certo limite, ou seja, pisar 70% do acelerador ou 100% é igual.
No Torque Pro, já fiz vários testes e a carga do motor não passa dos 60% em situação alguma...
Já testei também o software e o dispositivo em mais 3 carros (gasolina, diesel, com turbo e sem turbo) e em todos eles a carga chega facilmente aos 100%
Será que numa oficina Bosch me conseguem desvendar esta situação?
Mais uma vez agradeço a todos
JPMX- Iniciante
- Mensagens : 19
Data de inscrição : 04/03/2015
Tópicos semelhantes
» Caixa de Velocidades Corsa C 1.7 DI 2001
» Caixa direcção opel corsa B
» [DIY] Como mudar foles alavanca velocidades/travão mão - Corsa C
» [DIY] Como regular/retirar folga na alavanca das velocidades - Corsa B
» Caixa direcção opel corsa B
» [DIY] Como mudar foles alavanca velocidades/travão mão - Corsa C
» [DIY] Como regular/retirar folga na alavanca das velocidades - Corsa B
Clube Corsa Portugal :: Área Técnica :: Mecânica :: Corsa D
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|