Aumento de débito e de pressão do turbo
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Aumento de débito e de pressão do turbo
Passos básicos para se proceder ao aumento de débito e de pressão do turbo. (válido para os motores Isuzu 1.5D, 1.5TD, 1.7D e 1.7TD)
A Comecar pela Bomba Injectora
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1º passo
Retirar o selo existente no circulo 1, para tal utiliza-se um alicate de corte para cortar a chapa na ponta do mesmo e apartir daí tenta-se rasgar o selo (a chapa é fina).
Retirado o selo obtem-se um parafuso e uma porca que o impede de rodar, com o motor a trabalhar e com uma chave de fendas no parafuso desaperta-se a porca com uma chave de bocas 13 (fixar a posição do parafuso para se poder voltar ao débito original)
Desapertada a porca podemos então aumentar ou diminuir o débito rodando o parafuso (se o motor começar a ficar acelerado estamos a aumentar o débito, se começar a desacelerar estamos a reduzir).
Não dar voltas e mais voltas ao parafuso, com excesso de gasoleo para além de fumo excessivo pode-se mesmo perder andamento, com 1/4 de volta já se nota boas melhorias e pouco fumo, 1/2 volta algum fumo e bom andamento, 1 volta já começa a ter fumo excessivo.
2º passo
Afinar o ralenti a quente.
Como o motor fica acelerado depois de aumentar o débito tem de se afinar o ralenti, começa-se por ajustar no parafuso que se pode ver no circulo 2 até o ralenti baixar até aos valores iniciais.
3º passo
A bomba injectora dos motores isuzu 1.5 e 1.7 têm 2 batentes de ralenti um a quente (já referenciado no 2ºpasso) e a do relanti a frio.
Pois bem depois de se aumentar o débito e ajustar o ralenti a quente convém desligar-se o motor e deixar o motor arrefecer na totalidade, quando motor tiver então frio mete-se a trabalhar e afina-se então o ralenti a frio no parafuso que se observa no circulo 3.
Muito cuidado com este parafuso, não o forçar pois facilmente podemos empenar o batente onde se encontra o parafuso.
[size=150]Turbo[/size]
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Podemos ver na foto um turbo montado (sem o tubo onde vamos colocar a torneira) e em baixo um turbo igual onde é bem visivel o tubo onde se coloca a torneira.
O tubo que vemos permite que se ajuste a pressão do turbo através da redução do caudal de ar que passa pelo mesmo, para isso utiliza-se uma torneira que permite ir reduzindo o caudal até obter-mos a pressão desejada.
Para se confirmar a pressão é sempre necessário fazer um teste de estrada, pois só em situações de carga o turbo atinge a pressão máxima.
No teste estrada é obrigatório o uso de manometro, para o ligar é muito simples, basta procurar nas traseiras do colector de admissão um pequeno tubo que sai do colector para a bomba injectora, basta usar um T nesse tubo e ligar o manometro nesse T (ver a foto abaixo)
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Por fim uma pequena curiosidade, se depois de aumentarem o débito e aumentarem a pressão do turbo, e se para tal abusaram no aumento de débito e de pressão e também querem o vosso TD a fazer mais de 6000rpm é só retirar o parafuso indicado na foto seguinte, trata-se do batente que limita o curso do acelerador, para tal tira-se o selo tal como retiraram o selo do parafuso do débito e depois é só desapertar até sair fora o batente.
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FONTE COPT
A Comecar pela Bomba Injectora
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1º passo
Retirar o selo existente no circulo 1, para tal utiliza-se um alicate de corte para cortar a chapa na ponta do mesmo e apartir daí tenta-se rasgar o selo (a chapa é fina).
Retirado o selo obtem-se um parafuso e uma porca que o impede de rodar, com o motor a trabalhar e com uma chave de fendas no parafuso desaperta-se a porca com uma chave de bocas 13 (fixar a posição do parafuso para se poder voltar ao débito original)
Desapertada a porca podemos então aumentar ou diminuir o débito rodando o parafuso (se o motor começar a ficar acelerado estamos a aumentar o débito, se começar a desacelerar estamos a reduzir).
Não dar voltas e mais voltas ao parafuso, com excesso de gasoleo para além de fumo excessivo pode-se mesmo perder andamento, com 1/4 de volta já se nota boas melhorias e pouco fumo, 1/2 volta algum fumo e bom andamento, 1 volta já começa a ter fumo excessivo.
2º passo
Afinar o ralenti a quente.
Como o motor fica acelerado depois de aumentar o débito tem de se afinar o ralenti, começa-se por ajustar no parafuso que se pode ver no circulo 2 até o ralenti baixar até aos valores iniciais.
3º passo
A bomba injectora dos motores isuzu 1.5 e 1.7 têm 2 batentes de ralenti um a quente (já referenciado no 2ºpasso) e a do relanti a frio.
Pois bem depois de se aumentar o débito e ajustar o ralenti a quente convém desligar-se o motor e deixar o motor arrefecer na totalidade, quando motor tiver então frio mete-se a trabalhar e afina-se então o ralenti a frio no parafuso que se observa no circulo 3.
Muito cuidado com este parafuso, não o forçar pois facilmente podemos empenar o batente onde se encontra o parafuso.
[size=150]Turbo[/size]
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Podemos ver na foto um turbo montado (sem o tubo onde vamos colocar a torneira) e em baixo um turbo igual onde é bem visivel o tubo onde se coloca a torneira.
O tubo que vemos permite que se ajuste a pressão do turbo através da redução do caudal de ar que passa pelo mesmo, para isso utiliza-se uma torneira que permite ir reduzindo o caudal até obter-mos a pressão desejada.
Para se confirmar a pressão é sempre necessário fazer um teste de estrada, pois só em situações de carga o turbo atinge a pressão máxima.
No teste estrada é obrigatório o uso de manometro, para o ligar é muito simples, basta procurar nas traseiras do colector de admissão um pequeno tubo que sai do colector para a bomba injectora, basta usar um T nesse tubo e ligar o manometro nesse T (ver a foto abaixo)
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Por fim uma pequena curiosidade, se depois de aumentarem o débito e aumentarem a pressão do turbo, e se para tal abusaram no aumento de débito e de pressão e também querem o vosso TD a fazer mais de 6000rpm é só retirar o parafuso indicado na foto seguinte, trata-se do batente que limita o curso do acelerador, para tal tira-se o selo tal como retiraram o selo do parafuso do débito e depois é só desapertar até sair fora o batente.
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FONTE COPT
rubysac- Administrador
- Mensagens : 299
Data de inscrição : 14/05/2012
Re: Aumento de débito e de pressão do turbo
Boa tarde,
Gostaria que se fosse possível actualizarem os link das imagem dos procedimentos desta página, pois não é possível ver as imagens.
Cumprimentos
Gostaria que se fosse possível actualizarem os link das imagem dos procedimentos desta página, pois não é possível ver as imagens.
Cumprimentos
lixivia- Iniciante
- Mensagens : 1
Data de inscrição : 25/01/2015
Re: Aumento de débito e de pressão do turbo
bom dia 'isuszanos' lol
...é possivél ver as imagens?
tks, abr
...é possivél ver as imagens?
tks, abr
filipe_grz- Iniciante
- Mensagens : 1
Data de inscrição : 12/02/2015
Re: Aumento de débito e de pressão do turbo
Boas, poderias fazer novamente upload das imagens?
ty
ty
carvalho- Iniciante
- Mensagens : 15
Data de inscrição : 08/04/2015
Idade : 35
Localização : Coimbra
Re: Aumento de débito e de pressão do turbo
Podias dar upload nas imagens?
cumpz
cumpz
Tiago1994- Iniciante
- Mensagens : 2
Data de inscrição : 14/08/2013
Localização : Porto
Re: Aumento de débito e de pressão do turbo
Boas. Esta Mod também é válida para 1.7 Dti?
Obrigado.
Obrigado.
Ruben Da Silva Santos- Iniciante
- Mensagens : 3
Data de inscrição : 04/02/2015
Re: Aumento de débito e de pressão do turbo
boas tardes.
alguem tem as imagens?
alguem tem as imagens?
balburdia- Iniciante
- Mensagens : 37
Data de inscrição : 09/09/2015
Re: Aumento de débito e de pressão do turbo
Encontrei as imagens!!
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paulosa600- Iniciante
- Mensagens : 12
Data de inscrição : 01/09/2015
Idade : 30
Localização : Porto
Daniel 1.5DS- Amador
- Mensagens : 231
Data de inscrição : 21/09/2014
Localização : Coimbra
MUITO OBRIGADO
MUITO OBRIGADO PELA PARTILHA.paulosa600 escreveu:Encontrei as imagens!!
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ABRAÇO
balburdia- Iniciante
- Mensagens : 37
Data de inscrição : 09/09/2015
Duarte Reis- Iniciante
- Mensagens : 4
Data de inscrição : 30/01/2016
Idade : 44
Localização : FUNCHAL
Re: Aumento de débito e de pressão do turbo
Boas alguem pode arranjar as imagens como meter o T e do batente do acelerador? obrigado
rafa95hd- Iniciante
- Mensagens : 4
Data de inscrição : 27/07/2014
Idade : 28
Localização : Chaves, Vila Real
Re: Aumento de débito e de pressão do turbo
Boas, ninguém tem as imagens do turbo e onde fica ligado o tubo do manômetro?
Obrigado
Obrigado
repsousa17- Iniciante
- Mensagens : 1
Data de inscrição : 27/03/2017
Re: Aumento de débito e de pressão do turbo
Gostava de ver o resto, a parte do batente do acelerador
Iuricp- Iniciante
- Mensagens : 2
Data de inscrição : 21/03/2017
dragonh2- Iniciante
- Mensagens : 1
Data de inscrição : 23/05/2017
Re: Aumento de débito e de pressão do turbo
Alguém me sabe dizer se ao fazer isto na inspecção ira trazer algum problema ou terei dar algum por baixo?
ruifilipe77- Iniciante
- Mensagens : 1
Data de inscrição : 23/03/2017
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