Clube Corsa Portugal
Bem vindo caro visitante,

Para conseguir aceder às totais funcionalidades do fórum, deverá registar-se e efectuar a apresentação.

Conseguirá aceder a mais áreas técnicas, fazer questões, dar opiniões e apresentar o seu projecto a todos os membros.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Clube Corsa Portugal
Bem vindo caro visitante,

Para conseguir aceder às totais funcionalidades do fórum, deverá registar-se e efectuar a apresentação.

Conseguirá aceder a mais áreas técnicas, fazer questões, dar opiniões e apresentar o seu projecto a todos os membros.
Clube Corsa Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Aumento de débito e de pressão do turbo

+11
rafa95hd
Duarte Reis
Daniel 1.5DS
paulosa600
balburdia
Ruben Da Silva Santos
Tiago1994
carvalho
filipe_grz
lixivia
rubysac
15 participantes

Ir para baixo

Aumento de débito e de pressão do turbo Empty Aumento de débito e de pressão do turbo

Mensagem por rubysac Qua 23 maio - 20:53:31

Passos básicos para se proceder ao aumento de débito e de pressão do turbo. (válido para os motores Isuzu 1.5D, 1.5TD, 1.7D e 1.7TD)

A Comecar pela Bomba Injectora

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

1º passo

Retirar o selo existente no circulo 1, para tal utiliza-se um alicate de corte para cortar a chapa na ponta do mesmo e apartir daí tenta-se rasgar o selo (a chapa é fina).
Retirado o selo obtem-se um parafuso e uma porca que o impede de rodar, com o motor a trabalhar e com uma chave de fendas no parafuso desaperta-se a porca com uma chave de bocas 13 (fixar a posição do parafuso para se poder voltar ao débito original)
Desapertada a porca podemos então aumentar ou diminuir o débito rodando o parafuso (se o motor começar a ficar acelerado estamos a aumentar o débito, se começar a desacelerar estamos a reduzir).
Não dar voltas e mais voltas ao parafuso, com excesso de gasoleo para além de fumo excessivo pode-se mesmo perder andamento, com 1/4 de volta já se nota boas melhorias e pouco fumo, 1/2 volta algum fumo e bom andamento, 1 volta já começa a ter fumo excessivo.

2º passo

Afinar o ralenti a quente.
Como o motor fica acelerado depois de aumentar o débito tem de se afinar o ralenti, começa-se por ajustar no parafuso que se pode ver no circulo 2 até o ralenti baixar até aos valores iniciais.

3º passo

A bomba injectora dos motores isuzu 1.5 e 1.7 têm 2 batentes de ralenti um a quente (já referenciado no 2ºpasso) e a do relanti a frio.
Pois bem depois de se aumentar o débito e ajustar o ralenti a quente convém desligar-se o motor e deixar o motor arrefecer na totalidade, quando motor tiver então frio mete-se a trabalhar e afina-se então o ralenti a frio no parafuso que se observa no circulo 3.
Muito cuidado com este parafuso, não o forçar pois facilmente podemos empenar o batente onde se encontra o parafuso.



[size=150]Turbo[/size]

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Podemos ver na foto um turbo montado (sem o tubo onde vamos colocar a torneira) e em baixo um turbo igual onde é bem visivel o tubo onde se coloca a torneira.
O tubo que vemos permite que se ajuste a pressão do turbo através da redução do caudal de ar que passa pelo mesmo, para isso utiliza-se uma torneira que permite ir reduzindo o caudal até obter-mos a pressão desejada.
Para se confirmar a pressão é sempre necessário fazer um teste de estrada, pois só em situações de carga o turbo atinge a pressão máxima.
No teste estrada é obrigatório o uso de manometro, para o ligar é muito simples, basta procurar nas traseiras do colector de admissão um pequeno tubo que sai do colector para a bomba injectora, basta usar um T nesse tubo e ligar o manometro nesse T (ver a foto abaixo)

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Por fim uma pequena curiosidade, se depois de aumentarem o débito e aumentarem a pressão do turbo, e se para tal abusaram no aumento de débito e de pressão e também querem o vosso TD a fazer mais de 6000rpm é só retirar o parafuso indicado na foto seguinte, trata-se do batente que limita o curso do acelerador, para tal tira-se o selo tal como retiraram o selo do parafuso do débito e depois é só desapertar até sair fora o batente.


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

FONTE COPT
rubysac
rubysac
Administrador

Mensagens : 299
Data de inscrição : 14/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Aumento de débito e de pressão do turbo Empty Re: Aumento de débito e de pressão do turbo

Mensagem por lixivia Dom 25 Jan - 18:51:02

Boa tarde,

Gostaria que se fosse possível actualizarem os link das imagem dos procedimentos desta página, pois não é possível ver as imagens.

Cumprimentos

lixivia
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 1
Data de inscrição : 25/01/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Aumento de débito e de pressão do turbo Empty Re: Aumento de débito e de pressão do turbo

Mensagem por filipe_grz Qui 12 Fev - 7:32:56

bom dia 'isuszanos' lol Smile

...é possivél ver as imagens?


tks, abr
filipe_grz
filipe_grz
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 1
Data de inscrição : 12/02/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Aumento de débito e de pressão do turbo Empty Re: Aumento de débito e de pressão do turbo

Mensagem por carvalho Qua 8 Abr - 19:46:26

Boas, poderias fazer novamente upload das imagens?

ty
carvalho
carvalho
Iniciante
Iniciante

Masculino Mensagens : 15
Data de inscrição : 08/04/2015
Idade : 35
Localização : Coimbra

Ir para o topo Ir para baixo

Aumento de débito e de pressão do turbo Empty Re: Aumento de débito e de pressão do turbo

Mensagem por Tiago1994 Qui 14 maio - 20:01:34

Podias dar upload nas imagens? 

cumpz

Tiago1994
Iniciante
Iniciante

Masculino Mensagens : 2
Data de inscrição : 14/08/2013
Localização : Porto

Ir para o topo Ir para baixo

Aumento de débito e de pressão do turbo Empty Re: Aumento de débito e de pressão do turbo

Mensagem por Ruben Da Silva Santos Dom 24 maio - 23:42:21

Boas. Esta Mod também é válida para 1.7 Dti?

Obrigado.

Ruben Da Silva Santos
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 3
Data de inscrição : 04/02/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Aumento de débito e de pressão do turbo Empty Re: Aumento de débito e de pressão do turbo

Mensagem por balburdia Qua 9 Set - 12:04:59

boas tardes.
alguem tem as imagens?
balburdia
balburdia
Iniciante
Iniciante

Masculino Mensagens : 37
Data de inscrição : 09/09/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Aumento de débito e de pressão do turbo Empty Re: Aumento de débito e de pressão do turbo

Mensagem por paulosa600 Qua 11 Nov - 1:34:02

Encontrei as imagens!!
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

paulosa600
Iniciante
Iniciante

Masculino Mensagens : 12
Data de inscrição : 01/09/2015
Idade : 30
Localização : Porto

Ir para o topo Ir para baixo

Aumento de débito e de pressão do turbo Empty Re: Aumento de débito e de pressão do turbo

Mensagem por Daniel 1.5DS Qua 11 Nov - 10:40:03

boa!  Very Happy
Daniel 1.5DS
Daniel 1.5DS
Amador
Amador

Masculino Mensagens : 231
Data de inscrição : 21/09/2014
Localização : Coimbra

Ir para o topo Ir para baixo

Aumento de débito e de pressão do turbo Empty MUITO OBRIGADO

Mensagem por balburdia Dom 15 Nov - 13:48:51

paulosa600 escreveu:Encontrei as imagens!!
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
MUITO OBRIGADO PELA PARTILHA.
ABRAÇO
cheers
balburdia
balburdia
Iniciante
Iniciante

Masculino Mensagens : 37
Data de inscrição : 09/09/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Aumento de débito e de pressão do turbo Empty boas pena nao dar para ver as imagens conseguem voltar a pô-las

Mensagem por Duarte Reis Sáb 30 Jan - 19:38:04

Very Happy Very Happy

Duarte Reis
Iniciante
Iniciante

Masculino Mensagens : 4
Data de inscrição : 30/01/2016
Idade : 44
Localização : FUNCHAL

Ir para o topo Ir para baixo

Aumento de débito e de pressão do turbo Empty Re: Aumento de débito e de pressão do turbo

Mensagem por rafa95hd Ter 28 Fev - 12:17:05

Boas alguem pode arranjar as imagens como meter o T e do batente do acelerador? obrigado
rafa95hd
rafa95hd
Iniciante
Iniciante

Masculino Mensagens : 4
Data de inscrição : 27/07/2014
Idade : 28
Localização : Chaves, Vila Real

Ir para o topo Ir para baixo

Aumento de débito e de pressão do turbo Empty Re: Aumento de débito e de pressão do turbo

Mensagem por repsousa17 Seg 27 Mar - 17:09:47

Boas, ninguém tem as imagens do turbo e onde fica ligado o tubo do manômetro?
Obrigado

repsousa17
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 1
Data de inscrição : 27/03/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Aumento de débito e de pressão do turbo Empty Re: Aumento de débito e de pressão do turbo

Mensagem por Iuricp Ter 9 maio - 22:39:45

Gostava de ver o resto, a parte do batente do acelerador

Iuricp
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 2
Data de inscrição : 21/03/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Aumento de débito e de pressão do turbo Empty Re: Aumento de débito e de pressão do turbo

Mensagem por dragonh2 Qui 25 maio - 15:48:57

Obrigado  Very Happy

dragonh2
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 1
Data de inscrição : 23/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Aumento de débito e de pressão do turbo Empty Re: Aumento de débito e de pressão do turbo

Mensagem por ruifilipe77 Sex 5 Jan - 11:40:47

Alguém me sabe dizer se ao fazer isto na inspecção ira trazer algum problema ou terei dar algum por baixo?

ruifilipe77
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 1
Data de inscrição : 23/03/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Aumento de débito e de pressão do turbo Empty Re: Aumento de débito e de pressão do turbo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos